A 2ª edição da Rio do Rastro Marathon já tem data marcada para 2022. A prova, organizada pela Corre Brasil e pelo Mountain Do, será nos dias 14 e 15 de maio. As inscrições estarão abertas no dia 10 de novembro.
O fim de semana de provas vai ter algumas novidades para os atletas. A partir do ano que vem, o evento que tem percursos que testam os limites dos atletas ao subir a Serra do Rio do Rastro, vai contar com a Missão dos Guardiões, que é participar das duas provas de corrida: 25 km no sábado e 42 km no domingo, com ganho altimétrico de mais 2.500 metros.
As largadas serão às 7 horas da manhã, em Lauro Müller e em Orleans.
O nome Guardiões foi dado a todos aqueles que conquistaram a Rio do Rastro Marathon na primeira edição. “Se em 2021 apresentamos a história, as riquezas naturais e toda imponência da Serra aos atletas, transformando eles em guardiões, em 2022, a proposta é fortalecer esse compromisso, afinal um guardião tem a missão de proteger os mistérios por trás da Serra do Rio do Rastro. Da nossa parte, iremos proporcionar ainda mais estrutura aos atletas para que eles possam ter uma nova experiência, ainda mais memorável”, conta a produtora executiva da Rio do Rastro Marathon, Mariana Neves.
No ciclismo houve mudanças em relação à primeira edição. Permanece apenas a prova dos 40 km de Mountain Bike, com largada às 9 horas da manhã, em frente ao Paredão de Orleans.
Inscrições
Antes da abertura das inscrições, os interessados já podem se cadastrar no site www.vemcorrer.com, onde também será efetivada a participação para 2022. O primeiro lote abre no dia 10 de novembro, às 12h30. Serão 500 vagas para cada modalidade de corrida: 25 km e 42 km. Para participar das duas provas no mesmo fim de semana, o limite é de apenas 50 atletas.
O primeiro lote vai até o dia 10 de fevereiro, ou até atingir o limite de cada prova. O segundo lote, com número de vagas ainda não definido e sob análise, abre dia 11 de fevereiro.
Já nos 40 km de MTB, serão ao todo 150 vagas. As inscrições também seguem até atingir o limite técnico da modalidade.
Os atletas que transferiram a inscrição de 2021 para 2022 estão automaticamente inscritos e já estão relacionados no site www.riodorastromarathon.com.br, onde também estão disponíveis mais informações e os valores das inscrições.
Novidades na premiação
No ano que vem o público vai poder festejar com os melhores atletas na tradicional cerimônia de premiação, que neste ano não foi possível por causa do decreto em vigor devido à pandemia. O cinco primeiros dos 25 km e 42 km de corrida vão ganhar troféu e inscrição para 2023. Haverá também premiação por faixa etária.
Na Missão dos Guardiões (25 km + 42 km), os três primeiros no masculino e feminino vão ganhar troféu, e todos que completarem as duas provas vão receber a medalha finisher 67 km.
“Toda nossa trajetória foi construída a quatro mãos, ouvindo o atleta. E novamente, ouvimos as sugestões e criamos a modalidade Missão dos Guardiões, a fim de valorizar ainda mais os corredores que se desafiam duplamente na serra, totalizando 67 km em dois dias de prova e que merecem uma medalha super especial”, comenta Ricardo Ziehlsodrff, diretor técnico da Rio do Rastro Marathon.
No Desafio 7 K da Santa, as três mulheres e os três homens mais rápidos nos últimos 7 km da maratona, trecho considerado o mais difícil da serra, vão ganhar inscrição para a 3ª edição do evento.
Já a premiação dos 40km MTB será com troféu para os cinco primeiros gerais masculino e feminino.
Foto: Foco Radical