Perfil admin 23 de junho de 2015 (0) (117)

Maratona sub 3h e vitória no Ironman

Com tempo total de 8:59:08, Ariane Monticeli, do Esporte Clube Pinheiros, foi a vencedora do Ironman de Florianópolis, disputado dia 31 de maio. O interessante aos leitores da Contra-Relógio é que foi a corrida que garantiu o primeiro lugar a ela, em uma arrancada impressionante no final, com uma maratona excelente, sendo a única mulher sub 3h, com 2:56:28 (ritmo de 4:10/km, depois de ter nadado 3,8 km e pedalado por 180 km). Nesta época em que no Brasil apenas uma dezena de mulheres corre maratonas em menos de 3 horas, o feito de Ariane é impressionante.
Ariane largou para a maratona na 10ª colocação e foi buscando as nove adversárias. No km 30, já era a quarta colocada, e manteve o ritmo, assumindo o primeiro lugar e chegando com 40 segundos de vantagem para a segunda colocada, Elizabeth Lyles (EUA). Assim, tornou-se a segunda brasileira a vencer o Ironman Florianópolis (a outra foi Fernanda Keller).
A maratona de Ariane foi a 12ª melhor no geral, incluindo homens e mulheres (ou seja, no masculino, somente 11 triatletas foram mais rápidos do que ela). "Claro que ter a torcida a meu favor e eu já conhecer o percurso ajudaram. Mas nessa prova é preciso ter muita cabeça; dei uma quebrada na fase do pedal e cheguei a pensar que não fosse correr a maratona, porque estava muito desgastada. Mas quando saí para correr, eu estava leve, com a perna solta, e fui correndo no ritmo que treinei", afirmou a atleta patrocinada pela Mizuno e cuja foto ilustra o mês de maio do Calendário CR-Mizuno 2015.
No masculino do Ironman de Florianópolis, o belga Marino Vanhoenacker foi o vencedor, com 7:53:44, novo recorde da prova – na maratona, 2:49:47. O melhor brasileiro, em 4º lugar, foi Igor Amorelli, campeão no ano passado, com 7:59:36, sendo 2:49:05 nos 42 km. O melhor desempenho da elite na corrida, entre os homens, foi do sul-africano Matt Trautman (sexto colocado no geral) com 2:44:30.
A largada geral foi às 7 horas (elites largaram pouco antes); o tempo de corte da etapa de natação foi de 2h30, enquanto o do ciclismo 10h40, mas com cortes no percurso. Depois, foram considerados os que chegaram em até 17 horas, e que totalizaram 1.392 homens e 157 mulheres. Resultados completos em www.ironmanbrasil.com.br

Veja também

Leave a comment