Notícias Tomaz Lourenço 3 de setembro de 2021 (0) (115)

Na Comrades de 1999, apenas 10 brasileiros terminam no limite de 11h

Apesar de já acontecer há vários anos, a ultramaratona Comrades, na África do Sul, era desconhecida pelos corredores brasileiros, até que a revista passou a dar algumas informações sobre ela, o que levou o empresário Márcio Milan a dela participar em 1997, sendo o primeiro brasileiro a completar os quase 90 km. A cobertura desse feito estimulou muitos a enfrentar o desafio, com a ida de outros 11 em 1999 (inclusive o pioneiro), sendo que 10 terminaram no rígido tempo-limite de 11 horas.

Em 2000 a prova decidiu ampliar a restrição para 12 horas, mas mesmo assim o interesse por aqui não avançou. Apenas quando o editor da CR decidiu lá correr, em 2007, para comemorar seus 60 anos, publicando diversas matérias antes e depois do evento, é que a Comrades caiu no gosto dos brasileiros e hoje quase duas centenas para lá vão todo ano.

No Brasil, o chip ganhava cada vez maior utilização, por permitir controle dos participantes e uma ágil apuração, mas como o cadastro era mal feito, os resultados saíam rápidos, porém errados… Também ainda não era usado para se obter o tempo “líquido”, ou seja, contado apenas a partir do momento de passagem pelo tapete de largada.

Veja e ouça os comentários de Tomaz Lourenço sobre as edições de agosto/setembro/outubro de 1999, no BLOG DO EDITOR desta sexta.

Veja também

Leave a comment