Notícias admin 4 de outubro de 2010 (0) (171)

Maratona de Toronto: enfim sub 5 horas

Como uma das minhas filhas estuda em Boston, eu e minha esposa decidimos visitá-la, e para aproveitar a viagem procurei uma maratona que acontecesse quando estivesse lá. Acabei optando para Toronto (15/10) pois seria uma viagem ideal para conhecermos as belas cidades do Canadá. Assim, saímos de carro de Boston, visitando Buffalo, Niagara Falls, Toronto, Ottawa, Montreal, Quebec, Portland, e retornando a Boston.

Meu objetivo era correr uma maratona abaixo de 5 horas, já que estava marcado pela do Rio, que completei em 5:00:49, e por Floripa (5:00:58).

Em Buffalo encontramos neve por toda cidade. Muito bonito de ver, mas o frio era de assustar, ainda mais chuviscando e ventando o tempo todo. No dia seguinte, em Niagara Falls, nenhum sinal de neve, mas o frio continuava intenso, sem chuvas. Chegando em Toronto, fui direto receber o kit da maratona no hotel Holliday Inn. No dia seguinte lá voltei, para pegar o ônibus que nos levaria até o ponto de largada, em outro local da cidade.

As preparações finais foram feitas no saguão de um shopping center, que dispôs todos os sanitários também. Ao sair, deixei meus pertences no caminhão guarda-volume, inclusive minhas luvas, por descuido. Estava muito frio, em torno de 3 graus, e em alguns trechos o vento que vinha de frente parecia deixar a gente sem condições de aquecer, mesmo depois de ter corrido mais de 5 km.

O que compensava eram as novidades da linda cidade, com muitos verdes e parques, a famosa avenida Younge de lindas fachadas dos prédios modernos e altos. Como carreguei uma máquina fotográfica, à medida do possível, fui registrando algumas cenas da prova, para compartilhar com meus amigos e quem sabe com os leitores da CR.

Passei a marca da meia-maratona muito bem, em 2h06, e fiquei muito animado. A prova é uma mistura de subidinhas e descidinhas o tempo todo, sem afetar muito até então. Porém, do km 29 para o 30, existe uma subida longa e dura. Fiz tudo para manter a concentração; subi com cautela, caminhei, e cheguei no topo. Mas depois nunca mais recuperei o ritmo que vinha mantendo e comecei a perder tempo. Apesar de cansado, só que sem dor, acabei completando em 4:40:36, muito contente, pois tinha alcançado o meu objetivo de fechar em menos de 5 horas.

Antenor Noboru Sakamoto é assinante de SP

Veja também

Leave a comment