A Rio do Rastro Marathon, que será realizada nos dias 2 e 3 de outubro, em Santa Catarina, reserva aos atletas um desafio a mais dentro dos 42 km. Os corredores vão participar do Desafio da Santa, nos últimos 7 km da Serra do Rio do Rastro, considerado o trecho mais difícil da prova. As três mulheres e os três homens mais rápidos nesse percurso vão ser premiados com inscrição para a edição de 2022, além de receber uma medalha diferenciada.
“Vai ter um tapete de cronometragem no km 35. O critério de premiação será o menor tempo a partir deste trecho até o pórtico de chegada. Nós criamos esse desafio a pedido de um grupo de atletas e treinadores que formamos para saber o que eles gostariam de ver na Rio do Rastro Marathon. E eles pediram esse Desafio dos 7K”, conta o diretor técnico do Mountain Do, Kiko dos Santos.
A divulgação dos ganhadores do Desafio da Santa será feita logo depois do evento em uma live pós-prova.
Números da prova
Nas três provas, a Rio do Rastro Marathon vai reunir cerca de 1500 atletas de pelo menos sete estados do Brasil, sendo 42% deles de Santa Catarina. Os homens são maioria com 73,5%. Já 88% dos inscritos são corredores e 12% ciclistas. A prova que vai reunir mais atletas será os 25 km de corrida, com 49% dos participantes desta primeira edição.
Protocolo de segurança
A Rio do Rastro Marathon vai seguir todos os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde e pelo decreto do Governo do Estado. As organizadoras também criaram um Protocolo de Atuação para as corridas de rua. O documento é baseado nas diretrizes da Abraceo – Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor. Ele visa delinear as práticas necessárias à situação provocada pela circulação do Coronavírus. Os detalhes podem ser conferidos no site da prova www.riodorastromarathon.com.br
A Corre Brasil e o Mountain Do já programam a segunda edição do evento, que está confirmado para os dias 14 e 15 de maio de 2022.
Foto: Divulgação Corre Brasil