Ansiosamente esperada por muitos corredores, a temporada do Circuito Golden Four Asics 2015 foi aberta no domingo, 12 de abril, e como de tradição, na cidade do Rio de Janeiro, dando largada para a primeira das quatro provas de 21 km. A fidelização ao evento é comprovada na conclusão de 4.215 participantes (que conseguiram se inscrever) e que representou novo recorde.
O circuito de provas de 21 km da Asics é realizado em quatro capitais e em 2015 contará com mais três etapas: em Fortaleza no dia 28 de junho, em São Paulo no dia 2 de agosto e em Brasília dia 8 de novembro. Todas são provas de 21 km e com apenas essa opção de distância, atraindo gente focada no treinamento e que vai em busca de resultado, de preferência um recorde pessoal.
O empresário carioca Marcos Zamith começou a correr com 47 anos e fez sua primeira meia em 2009, já com 50 anos, conseguindo o tempo de 1h55. Atualmente com 55, dono de um restaurante no RJ, participou de outras edições da Golden Four Asics e fez seu comentário: "Todo corredor que quer fazer bonito nesse circuito tem que se preparar para os 21 km! É uma corrida rápida, feita para isso, e dessa forma todo participante tem que treinar sério também."
Zamith destacou que o grande atrativo dessa prova é a possibilidade de se conseguir um bom tempo, por conta da altimetria da prova (praticamente plana do início ao fim, com uma única subida no km 17). "Na verdade, eu a vejo como um empurrão, sempre descendo até o final; fora o visual da prova, pela orla o tempo todo, o que contribui para atrair muita gente. O Top 100 para homens e o Top 20 para mulheres (medalhas diferenciadas aos melhores amadores) é um diferencial positivo. Agora o objetivo é largar na etapa de Brasília; vou seguir a dica de meu amigo veterano Luiz Eduardo, que afirmou que ser a melhor etapa da Golden Four para se alcançar uma grande marca."
SUB 2H SEM SOFRER. Para quem pensa que uma meia-maratona em seu final só mostra gente sofrendo pelo esforço ou destruída pelo cansaço, é bom conhecer Camila Serakides, que concluiu a prova sorridente e vibrando, e em 1h58! Camila foi vice Miss Brasil 2012, título que lhe deu a oportunidade de representar o país no concurso internacional Miss Continentes Unidos, o qual venceu. Camila, que desde os 14 anos desfilou em passarelas internacionais, agora quer ser maratonista. Formada em Análise de Sistemas, quer aproveitar seu biótipo muito favorável, para encarar os 42 km.
Na Golden Four Rio, Camila largou para sua segunda prova de 21 km, tendo como objetivo concluir sub 2 horas, e para isso se preparou com disciplina e sempre orientada pela sua personal. "Treino às terças, quintas e sábados, quando realizo tiros e alguns longos: já nas segundas, quartas e sextas faço musculação e reservo os domingos para provas ou treinos à beira mar ou na montanha. Gostei muito do percurso da Golden Rio, que é sem dúvida o mais bonito que já corri, e mesmo gravando a prova com uma mini câmera ainda conclui com o tempo de 1h58, sem sofrer. Lógico que a qualidade da organização, com postos de hidratação com gel e isotônico, ajudou muito; também gostei das placas com frases motivadoras, que apareciam no momento correto."
SOB PRESSÃO. O professor e árbitro da FPA, Antonio dos Santos, viajou de São Paulo na intenção de conquistar uma das 100 medalhas Golden. A surpresa é que na semana antes da viagem, num exame de rotina, foi avisado que estava com pressão alta. Logo, repensou e, preocupado, resolveu tirar o pé, ou seja, correr para concluir.
"A hipertensão mexe com a gente. Estou realmente assustado, pois não se brinca com a saúde." Antonio fechou a prova com 1h33m e comentou que tinha o hábito de tomar cápsulas de cafeína próxima à prova, mas faz um alerta: "Vejam que risco eu correria se fosse repetir a minha rotina. Talvez não estivesse aqui dando entrevista…"
Ainda tratando dores na panturrilha, viajei para o Rio de Janeiro com o objetivo apenas de concluir sub 1h30, e consegui, com o tempo de 1:28:23. Comemorei porque senti bem pouco as dores. Outro fator legal foi estar no estande da CR durante a Golden Four Expo, apresentando a revista para novos assinantes e reencontrando com leitores. Até a próxima etapa!
PÓDIOS
Masculino elite
1 Giovani dos Santos 01:03:38
2 Gilmar Lopes 01:04:45
3 Nelson Mbuya (Tanzânia) 01:05:01
4 Valério Fabiano 01:05:25
5 Adriano Cruz 01:05:40
Feminino elite
1 Samwe Salum (Tanzânia) 01:16:49
2 Consolata Cherotich (Afeganistão) 01:16:52
3 Michele Chagas 01:18:44
4 Rejane Silva 01:18:47
5 Adriana Costa 01:20:13