20 de setembro de 2024

Contato

Notícias admin 29 de março de 2015 (0) (127)

5 meias em 5 semanas consecutivas, na Flórida

Este ano, ao completar 50 anos, resolvi encarar um desafio diferente. Já tinha lido na CR sobre algumas provas na Flórida em janeiro. Então planejei participar de 5 provas em 5 finais de semanas seguidos em 5 cidades diferentes. Minha esposa iria fazer um curso de inglês de 30 dias em janeiro, nos EUA, o que daria as 5 semanas que eu precisava. Então escolhi as provas em função das cidades que ficavam próximas a Orlando, nossa base. Depois de uma reportagem fiquei interessado em fazer a Maratona de Houston, também em janeiro, a única fora da Flórida.
Fui pesquisar no site www.runningintheusa.com para definir que provas faria. Meias e/ou maratonas? Conversando com meu treinador, ele não gostou da ideia de fazer uma maratona tão cedo, pois tínhamos acabado de correr Chicago. Então resolvemos que eu entraria em quatro meias e uma maratona. Fiz as inscrições pelos sites das provas e fui à luta.
Inicialmente achei que ia ser bem fácil, somente uma maratona. Mas assim que cheguei aos EUA, constatei que não seria bem assim. Em primeiro lugar alimentação fica uma bagunça, com excesso de fast food e refrigerantes. Depois a falta de descanso, devido aos passeios nos parques e nas cidades visitadas antes das provas. Então defini que não podia sacrificar as férias de todos para me dedicar às corridas. Portanto, era correr numa boa.

1ª prova – Meia-Maratona de Jacksonville, dia 28/12. Inscrições no site www.1stplacesports.com, que é o de uma loja de esportes da cidade, onde foi a retirada do kit e chip. Largada às 7 horas com frio de 10 graus. Prova com 2 mil corredores, plana, sem tumultos, fácil de correr, boa hidratação. São 3 distâncias: 5, 21 e 42 km. Chegada dentro de um estádio com telão e seu nome anunciado pelo locutor. No final uma sopa quentinha deliciosa. O que mais me surpreendeu foi o número de crianças de 6 e 7 anos correndo os 5km e de 10 e 11 anos na meia. Meu tempo: 1h48.

2ª prova – Meia-Maratona DeLeon Springs, dia 03/01. Inscrições no site www.altavistasports.com. Prova bem pequena, com menos de 300 participantes. Entrega de kits e chip na hora da largada. Esta cidade fica a cerca de uma hora de Orlando. Saímos bem cedo para lá e ao chegar fiquei um pouco preocupado, pois parecia que a corrida seria por estradas de terra. A largada é na zona rural da cidade, mas logo já pegamos asfalto. Prova bem plana, com boa hidratação e frio de 15 graus. Somente dois brasileiros na corrida, eu e meu filho Gustavo, que teve bolhas nos pés e tivemos que segurar o ritmo. Também me impressionou a quantidade de crianças fazendo 5 e os 21 km. Nosso tempo: 2h04.

3ª prova – Meia-Maratona da Disney, dia 10/01. Inscrições em www.disneyrun.com. Prova fantástica, cheia de brasileiros, largadas por baias. Tudo perfeito, apesar de começar às 5h30, com frio de 7 graus. A revista mostrou reportagem com detalhes sobre a prova na edição de fevereiro. Meu tempo: 1h45.

4ª prova – Meia-Maratona de Houston, dia 18/01. Inscrições pelo site www.chevronhoustonmarathoncom. Tinha feito inscrição para maratona, mas quando cheguei já tinha desistido de correr e troquei pela meia. Prova fantástica, uma das maiores americanas. A inscrição é por índice técnico ou por sorteio, como em algumas grandes maratonas. Os inscritos podem ficar no hotel oficial da prova, quase em frente a largada e chegada, com desconto de 50%. A feira da maratona é boa, com muitas promoções e brindes, inclusive corte de cabelo, no centro de convenções de Houston. No sábado tem um prova de 5 km e no domingo a maratona e a meia. A largada é em currais, mas muito cheia. Só consegui passar na largada depois de 10 minutos do inicio, e começar a correr para valer apenas depois do km 8. Como no Brasil, muitos corredores lentos largam na frente, atrapalhando quem quer ir mais rápido. Depois do km 12 separa da maratona e aí melhora bem o fluxo. Como as outras provas, frio na largada, prova plana e somente nos dois últimos km uma pequena subida. Na chegada, um maravilhoso café da manhã típico americano, com ovos mexidos, bacon, salsicha, pão, panqueca, iogurte etc. Meu tempo: 1h45.

5ª prova – Meia-Maratona de Miami, dia 25/01. Inscrições pelo site www.themiamimarathon.com, prova grande, com muitos brasileiros. Uma feira com muitos descontos em produtos de corrida, ao contrário da Disney que é tudo caro. Largada às 7 horas com muito frio e vento contra, em ondas, ou seja, saídas a cada 2 minutos por baias, como na Disney. Percurso com duas subidas no começo, que são duas pontes grandes que atravessam para Miami Beach, e depois na chegada também outra subida de uma ponte no retorno para Miami. A largada é em frente à Arena do Miami Heat, e vai margeando o porto com vários navios de cruzeiros parados ao lado. A medalha é top, com design do brasileiro Romero Brito. De todas as provas, foi a que achei mais difícil, mas foi à única que corri bem. Meu tempo: 1h39, 524º entre 13.251 concluintes.

Qual prova eu faria de novo? Todas! Mas qual a melhor? Se fosse possível pegar: largada em ondas das provas de Miami e da Disney; o percurso plano da Disney; a facilidade para se posicionar para largada na Deleon Spring; o público da Disney e Houston; a chegada dentro de um estádio de Jacksonville; o almoço e os brindes de Houston; a medalha de Miami e da Disney; as feiras de Miami, Disney e Houston.

Leonardo Sebastião de Souza é assinante de Goiânia

Veja também

Leave a comment