Quem gosta de correr nas montanhas (e praias), terá diversas novas opções para 2013. Entre elas, o K42 Ilha de Páscoa, no Pacífico; o lançamento do K84 Volta da Costa Esmeralda, no litoral de Santa Catarina, e a ampliação do Circuito K21 Brasil, com ao menos mais quatro etapas e a entrada de novos estados.
Há alguns anos, é realizada uma maratona na Ilha de Páscoa (que tem junto uma meia-maratona) e, a partir do próximo ano, a prova mudará de nome, o K42, passando a integrar o circuito mundial. O mesmo ocorrerá com Mallorca, na Espanha, que também estará no calendário do K42.
O K84 terá o pontapé inicial no Brasil, mas a ideia é que também transforme-se em um circuito mundial, a exemplo do K42. A prova envolverá Bombinhas, Porto Belo e Itapema, no litoral catarinense. Os moldes de disputa ainda não estão totalmente fechados, mas a certeza é que haverá revezamento de duplas e quartetos, por exemplo.
Mas a grande notícia para o Brasil mesmo é a ampliação do Circuito K21, que neste ano teve início com duas etapas, em Arraial do Cabo (Rio de Janeiro) e Ilha do Mel (Paraná). Estão previstas para 2013 (o calendário oficial será divulgado provavelmente agora no mês de setembro) as provas de São Paulo (quase tudo fechado para ser em Maresias), Brasília, Santa Catarina e mais uma no Paraná, na região de Curitiba, além da manutenção do K21 Ilha do Mel e de Arraial do Cabo. O Rio de Janeiro, inclusive, pode ter uma segunda corrida, assim como a entrada de Minas Gerais e da Bahia (Itacaré), mas essas sem confirmações oficiais por enquanto.