Notícias André Savazoni 23 de agosto de 2012 (17) (96)

K42 Ilha de Páscoa, K84 Costa Esmeralda e ampliação do circuito K21, as novidades de 2013

Quem gosta de correr nas montanhas (e praias), terá diversas novas opções para 2013. Entre elas, o K42 Ilha de Páscoa, no Pacífico; o lançamento do K84 Volta da Costa Esmeralda, no litoral de Santa Catarina, e a ampliação do Circuito K21 Brasil, com ao menos mais quatro etapas e a entrada de novos estados.

Há alguns anos, é realizada uma maratona na Ilha de Páscoa (que tem junto uma meia-maratona) e, a partir do próximo ano, a prova mudará de nome, o K42, passando a integrar o circuito mundial. O mesmo ocorrerá com Mallorca, na Espanha, que também estará no calendário do K42.

O K84 terá o pontapé inicial no Brasil, mas a ideia é que também transforme-se em um circuito mundial, a exemplo do K42. A prova envolverá Bombinhas, Porto Belo e Itapema, no litoral catarinense. Os moldes de disputa ainda não estão totalmente fechados, mas a certeza é que haverá revezamento de duplas e quartetos, por exemplo.

Mas a grande notícia para o Brasil mesmo é a ampliação do Circuito K21, que neste ano teve início com duas etapas, em Arraial do Cabo (Rio de Janeiro) e Ilha do Mel (Paraná). Estão previstas para 2013 (o calendário oficial será divulgado provavelmente agora no mês de setembro) as provas de São Paulo (quase tudo fechado para ser em Maresias), Brasília, Santa Catarina e mais uma no Paraná, na região de Curitiba, além da manutenção do K21  Ilha do Mel e de Arraial do Cabo. O Rio de Janeiro, inclusive, pode ter uma segunda corrida, assim como a entrada de Minas Gerais e da Bahia (Itacaré), mas essas sem confirmações oficiais por enquanto.

Veja também

17 Comments on “K42 Ilha de Páscoa, K84 Costa Esmeralda e ampliação do circuito K21, as novidades de 2013

  1. Muito legal a notícia, André. Eu participei da meia-maratona na Ilha de Páscoa, mas confesso que a organização da prova era bem amadora. Sem chip, sem marcação de km, e com premiação apenas para os “nativos” da Ilha. Mas vale a pena, correr na presença dos misticos Moais é uma experiência que jamais esquecerei. Com a nova organização tem tudo pra ser melhor ainda.

  2. K21 na Região de Curitiba!? Ótimo!

  3. abri um imenso sorriso com a notícia… 2013 promete… nos vemos por lá!

  4. Imagina quantos tombos você pode levar em uma prova de 84 km !!!!

    ————————————-

    Nem passa pela minha cabeça fazê-la, já caio só de pensar Luis… Só em revezamento! Mais de 80 km só no asfalto, um dia, na Comrades.

    Abraço
    André

  5. Adorei a idéia do K21 no litoral norte… show!

  6. Bah, depois do boom das corridas de rua, do boom da maratonas agora teremos o boom das corridas no mato. E essas aí dão mais lucro, pois não tem taxa da CET, controle de trânsito, burocracia oficial, medição, taxas de federação. E as inscrições são bem mais caras. Ulalá !

  7. Tem muita prova no asfalto aqui em Sampa que custa tão caro quanto essas provas de montanha.

  8. K84? Eba! Ampliação do K21? Mais eba ainda!! Julio César não gostou? Uáááá…

  9. Não é questão de gostar ou não. Pra mim tanto faz. Apenas observei que a margem de lucro é bem maior do que em provas de rua. E esse tipo de prova é destinado exclusivamente à pessoas com alto poder aquisitivo: R$ 190,00 de inscrição (que deve ser mais cara em 2013) mais despesas de viagem para locais geralmente turísticos, hotéis, pousadas e alimentação caros. Enfim, é um passeio travestido de competição. Mas, como dizem, há público para tudo.

  10. JÚLIO: Concordo. São provas de férias. Nada contra, porém totalmente voltadas para elite. Muito difícil termos a classe mais baixa da sociedade nestas corridas. Não penso em fazê-las, pois nestes lugares adoro caminhar, parar para tirar fotos, tomar banho em cachoeiras…Resumindo: trilhar, creio que correndo nunca aproveitarei plenamente o visual. Qualquer dia lançam corrida sob o mar para ganhar outra fat$a do m$rc$d$.

  11. Tá bom, tá bom, retifico: Julio César criticou ou ironizou? Uáááá…

  12. Concordo com tudo que o Julio disse. Inclusive que há público para tudo. Gosto de corrida de rua, de mato, de tudo e até pretendo fazer uma dessas aí. Mas a gente não pode tapar o sol com a peneira. Sei o que estou consumindo e o quanto esses caras estão lucrando. Acho que a corrida agora tá muito associada com esses eventos esportivos, tem gente que só corre pq tem prova no fim de semana. Se ano que vem não houvesse corrida de rua, não teríamos mais corredores. Participar dessas corridas agora é um MICO, e, por isso mesmo, quando posso aliar um passeio a uma corridinha não resisto! Bons argumentos, Julio!!!

  13. Bem, eu acho que é uma união de tudo o que falaram. As provas de montanha são caras? Em comparação com o Brasil, sim. Mas tem algumas de asfalto tão ou mais caras. As viagens são caras, aí, depende. Com exceções, gasta-se quase o mesmo que para corridas na rua. Até porque muitas organizadoras/cidades estão percebendo esse potencial e fazendo promoções de hoteis/pousadas/restaurantes. Agora, quanto ao lucro, há diferenças nas taxas como o Julio César falou, porém, falar em lucro maior na minha opinião é complicado. Não dá para criarmos um padrão. Uma prova de montanha com 500 corredores a R$ 200 a inscrição e uma de rua com 5.000 a R$ 100? E aí? É uma boa discussão realmente. Agora, uma coisa, não dá para negar, as viagens valem à pena demais. Você diverte-se antes, durante e depois. Voltarei a esse tema na próxima semana. Abraço, André

  14. André, a experiência em Bombinhas foi incrível. Confesso que, apesar desta ser minha primeira vez (ooohhhh) fora de um percurso convencional (asfalto), gostei bastante. Acho que a escolha do meu tênis pode ter me prejudicado um pouco, mas acho que com sua dica, as coisas vão melhorar. Abraços e boa prova amanhã!

  15. Esse NISHI é um patrulha mesmo…Cara chato, quer ser moderador aqui também?
    Ninguém pode colocar opinião diferente? tem que ser babaovo igual no outro blog que é assíduo.

    ————————————-

    Geraldo, calma, aqui o espaço é aberto a todos. É um lugar democrático, com a participação aberta e as discussões e trocas de ideias fazem parte. O Nishi, você e todos os outros, devem sempre participar, expor suas opiniões, sem ofensas pessoais, é claro.

    O espaço é tão aberto que uma vez tendo o seu comentário aprovado, nas outras já vai entrar diretamente, sem qualquer ação extra. Escreveu, está publicado.

    Abraço e obrigado pela visita
    André

  16. Salve andré!

    Satisfação enorme correr um trecho da K42 contigo! Com relação às polêmicas sobre preços de inscrições, modinha da corrida de montanha, parece que o pessoal não cansa mesmo né? Prefiro apenas apreciar as novidades no blog, seu ponto de vista sobre o assunto e rir dos reclamões, apenas.

    Grande abraço.

    ————————

    Valeu pela visita George. Pena que não te ouvi em Bombinhas, estava resto o seguinte…
    O espaço está aberto.

    Abraço
    André

Leave a comment