Sem categoria admin 4 de outubro de 2010 (1) (593)

É possível correr uma maratona sem treinar?

Com essa idéia estranha na cabeça decidi fazer um treino-teste no sábado, dia 21, correndo durante 3 horas. Já tinha passado por algo semelhante quando de minha viagem à Europa, em março deste ano, para correr as Meias de Lisboa e de Praga, e depois a Maratona de Roterdã. Parado há exatos dois meses, devido à crise lombar, acabei não me segurando e entrei na Meia de Praga para correr alguns quilômetros, mas fui até o fim, ajudado pelo relaxante muscular que vinha tomando diariamente. E na semana seguinte corri Roterdã, mas me "policiei" e parei no km 30, apesar de sentir que poderia ter completado.

Teste final de 21 km. Assim, confiando um pouco na minha experiência e quilometragens passadas, fiz o treino-teste e consegui terminá-lo, apesar de me arrastar nos últimos quilômetros até em casa. Fiquei animado, ainda mais porque não me senti "quebrado" nos dias seguintes. Mas não estava muito seguro da minha ousadia e dessa forma, depois de dois trotes de 10 km na semana, parti para um teste final de 21 km no sábado, dia 28, corridos pouco abaixo dos 6 min/km como planejado. Então, decidi que iria correr a Maratona de Blumenau, pelo menos até o km 30 e depois completaria na raça, intercalando caminhada, se fosse o caso.

Durante a semana da prova, somente dois trotes de menos de 1 hora e lá fui eu para Blumenau. A largada foi postergada para domingo às 6 horas (ver cobertura nesta edição), o dia esteve nublado com temperatura de 18 a 20 graus e o percurso praticamente todo plano. Corri ao ritmo de 5:40 a 5:45/km até o km 30, o que me surpreendeu, mas tinha consciência de que cairia de ritmo no trecho final, talvez até tendo que caminhar.

Em função da minha performance acima do esperado, comecei a pensar que daria para fechar em até 4h15 (tempo-limite de minha faixa etária 55/59 anos) e dessa forma entrar no Ranking Brasileiro de Maratonistas, elaborado pela revista. Aí dois pensamentos foram me acompanhando, a partir do km 32: teria que me esforçar para manter o ritmo (ou cair pouco) e não sabia se a apuração seria por tempo bruto ou líquido (tinha perdido quase 2 minutos para passar pela estreita largada); por outro lado, logo após completar iria participar da cerimônia de premiação, fazendo o sorteio das 4 passagens para Paris, além de realizar meu trabalho de divulgação da CR. Ou seja, não podia chegar muito esgotado. Venceu este pensamento e resolvi correr a parte final sem me preocupar com o tempo. Fechei em 4h19 líquido.

Pela primeira vez, sem câimbra. E o que é mais surpreendente é que não tive qualquer ameaça de câimbra no percurso, nem depois da chegada, fato este que nunca tinha me acontecido. E já sofri muito depois de completar algumas maratonas, com câimbras incontroláveis até de noite. Como até hoje não se conseguiu definir formas de efetivamente evitá-las (existem suposições, algumas dezenas de possíveis causas, mas nada de concreto, como a revista já publicou diversas vezes), o fantasma das câimbras sempre aparece quando entro em uma maratona e em Blumenau não foi diferente. Por isso, não só ter completado correndo como nada sentir depois foi algo excepcional.

Então, é hora de responder melhor à pergunta do título. Até esta minha atuação, estava seguro que para entrar em uma maratona teria que fazer um treinamento específico de no mínimo 2 meses, com dois ou três longos (de 25 a 32 km). Foi assim em relação às minhas 23 maratonas completadas e por essa razão por várias vezes abdiquei de entrar em provas, por não ter me preparado como tradicionalmente imaginava ser o necessário.

Agora, chego à conclusão que quando a pessoa já tem uma boa bagagem (quilometragem, talvez fosse melhor dizer) consegue o que os especialistas chamam de "endurance", uma resistência tal que permite ousadias como a que fiz. Para aqueles que não estão preocupados com o resultado final, mas apenas em participar (e completar) uma maratona, fica a experiência.

Veja também

One Comment on “É possível correr uma maratona sem treinar?

  1. O que acabei de ler para para mim foi emocionante porque em nenhum momento voce pensou que iria desistir,e sendo assim o nosso pensamnto positivi que faz nos tornar um vencendor.Parabens!!!!!!!!!!!

Leave a comment