Notícias admin 10 de março de 2015 (0) (142)

O Clube da CR no aplicativo Strava

O aplicativo Strava vem ganhando grande simpatia por parte dos corredores, tornando-se uma importante ferramenta. Inicialmente era desfrutado basicamente por ciclistas, hoje esta história se alterou um pouco. Já mostramos seu funcionamento em outra edição da revista. O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado em smartphones, mas devido a suas vantagens e novidades começou uma crescente integração com outros dispositivos. Diversas empresas passaram a migrar para este software os dados gerados em seus equipamentos. O método de visualização das informações é simples e, ao mesmo tempo, completo.
O aplicativo associado a um smartphone é capaz de adquirir o sinal de GPS, informando ao usuário, distância, velocidade, ritmo, gasto calórico, entre outras informações, que são geradas em tempo real, ou seja, no tempo que o corredor está realizando a atividade física. Após cumprir a atividade e salvar outras informações referente a ela, são mostradas no item "Segmentos", que são trechos criados para os usuários verificarem sua performance naquele trajeto, comparando-se com os outros corredores que percorreram o mesmo itinerário.
Sendo assim, diversos segmentos podem ser elaborados, fazendo com que os corredores possam ter um ranking por percursos. Quando um usuário foi superado em determinado segmento, o Strava envia automaticamente um email, avisando que existe um novo recorde para o trecho. Qualquer pessoa pode criar um percurso. A criatividade para o nome fica a critério do usuário e a ideia é estimular o corredor a se superar.

CLUBE DA REVISTA. Baseado nesta possibilidade, criamos um clube de corrida da revista Contra-Relógio no aplicativo. Desta forma os corredores poderão se comparar analisando seus dados, para desta forma manter o estímulo elevado. Sempre que possível vamos criar eventos para manter os atletas motivados. Com estes eventos os corredores poderão também ser classificados por eles e pelos segmentos. Existem pessoas que utilizam o software de forma obsessiva em busca de medalhas e reconhecimento no mundo virtual.
Para participar do clube, o corredor precisa necessariamente estar cadastrado no Strava (http://www.strava.com). Depois de se cadastrar como usuário, basta a pessoa acessar a aba "Explorar/Clubes" e digitar "Revista Contra-Relógio" no campo de busca, ou acessar através do link: http://www.strava.com/clubs/revistacontrarelogio. Todo mês postaremos nas mídias sociais a classificação dos corredores cadastrados. A versão básica do aplicativo é grátis para smartphones com sistema iOS e Android.
Os usuários que utilizam outros dispositivos para controlar seus treinamentos de corrida e gerar informação também podem participar do clube. Existem mecanismos que transferem de forma automática os dados de uma plataforma específica de um fabricante para o aplicativo. Portanto o software está preparado para receber informações de diversas plataformas, como tecnologias Garmin Connect, Soleus Sync e MovesCount.
Os corredores que dispõem de equipamentos da Garmin podem utilizar a ferramenta Copy My Sports para sincronizar de forma automática os dados descarregados na plataforma Garmin Connect. Para a sincronização funcionar, basta acessar o site http://www.copymysports.com, inserir o código de uma atividade válida e escolher conectar com Strava para validar a operação. A transferência dos dados é realizada com uma periodicidade definida pelo sistema, não sendo executada de forma imediata.
Para os usuários de dispositivos Soleus e Suunto, o procedimento é mais acessível. Para o primeiro basta associar a conta no Strava ao aplicativo e selecionar a atividade a ser sincronizada. Feito este procedimento, a atividade será transferida e os participantes já poderão visualizar as informações na plataforma. ,
Para a conexão com equipamentos da Suunto, o usuário deverá acessar a plataforma MovesCount (http://www.movescount.com) com seus dados de acesso. Através do menu, em "Aplicações de Terceiros", selecione a opção referente ao Strava e realize a conexão das plataformas.
Desta forma, os que utilizarem esses equipamentos não precisam ter o trabalho de toda vez que realizar uma atividade física, exportar os dados para o software. Com estes procedimentos os corredores terão seus dados atualizados sempre que descarregarem uma nova atividade.

Veja também

Leave a comment