Blog do Corredor Tomaz Lourenço 5 de maio de 2021 (0) (398)

Tênis da Nike de R$ 1,8 mil quebra depois de 3 semanas

Recebi o tênis Alphafly Next% para avaliar para o Guia da CR, publicado na última edição da revista, em abril. Estão lá minhas observações, onde digo que é um modelo bem diferente, que precisa de um período de adaptação, para se aproveitar sua tecnologia, para correr melhor, especialmente para os já muito rápidos.

Então, no dia 1º de maio, apresentei o modelo a uma visita em casa, falando que era o supertênis do momento, caríssimo, indicado para quem queria aumentar em alguns segundos seu ritmo por quilômetro. Então, o visitante observou que ele era bonitão e estranho, ao que eu confirmei, até citando o final do solado no calcanhar, em forma de uma cunha acentuada, quando ele me chamou atenção por estar quebrada!!!

Levei um choque, meio envergonhado de meu tênis, que tinha deixado de reserva e com “quem” já estava prevendo conseguir grandes resultados. Me lembrei, então, de meu primeiro Nike, há uns 30 anos, igualmente muito caro, que depois de uns poucos treinos rasgou na
parte interna do calcanhar, impossibilitando seu uso. Reclamei com o fabricante e, por incrível que pareça, fui muito bem atendido, recebendo um novo.

A questão agora é um pouco mais complicada. Pode ser (e deverá ser) que a marca me mande outro Alphafly Next%, pedindo desculpas etc, mas é lógico que não dá para achar razoável um tênis de corrida custar quase 2 mil reais e pifar com tão pouco uso. Ao que tudo indica, houve
um ressecamento da entressola, daí a quebra da ponta, no calcanhar.

Falta então dizer, como está na avaliação que fiz para o Guia da CR, que corri com ele por apenas 3 semanas, devagar, pela insegurança que ele passa no começo, e depois o guardei (na sombra!) à espera da volta das corridas e, assim, de também voltar a treinar de verdade. Como achei meio estranho (ou sem sentido) aquele final, em ponta, do solado no calcanhar, quem sabe não retorno aos treinos com o “revolucionário” tênis da Nike, mas tirando a ponta do outro tênis, para o par ficar igual…

Como sabem os mais experientes e que gostam muito de correr, tênis de qualidade são obviamente fundamentais, mas a base para grandes resultados e, consequentemente alegrias, continua sendo treinar para valer!

Aos que gostam de comprar tênis caros, para ostentação, fica esta observação, de que nem sempre o “objeto de desejo” é perfeito, além de pouca valia (sua tecnologia) para os corredores amadores. Voltando à minha avaliação do Alphafly Next% para o Guia da CR, seria o mesmo que ter uma Ferrari para dar umas voltinhas no bairro.

Bons treinos a todos, enquanto esperamos a volta da normalidade, que está demorando por culpa do desgoverno federal!

Tomaz Lourenço, editor da CR

Veja também

Leave a comment