A Meia Maratona de Mendoza, na Argentina, recebeu 2,5 mil corredores no último domingo (dia 21). A sexta edição, seguindo protocolos de saúde, pode ser considerada o primeiro grande evento de corrida de rua na América do Sul deste o início da pandemia.
O prefeito de Mendoza, Ulpiano Suarez, participou da competição nos 10 km. Depois de cruzar a linha de chegada, ele agradeceu aos organizadores, funcionários municipais e competidores por se empenharem para que tudo pudesse ocorrer, colocando os cuidados de saúde como prioridade. Da mesma forma, destacou em entrevista à imprensa local que os resultados obtidos “nos permitem continuar olhando para frente com a esperança”.
“O turismo esportivo é muito importante e esta corrida demonstrou isso, pois recebemos corredores de outras províncias e países, que aqui se hospedaram e visitaram os nossos polos gastronômicos e comerciais”, completou Suarez, que destacou ainda a inclusão social “com corredores de diferentes idades e a participação de pessoas com deficiência”.
De acordo com os organizadores, inclusive, trata-se do primeiro evento esportivo internacional deste tipo em um ano.
Nos 21,1 km, houve ainda a quebra dos recordes do percurso tanto no masculino quanto no feminino. Antonio Poblete venceu com 1:04:26 e Daiana Ocampo, com 1:15:42, respectivamente.
Entre as medidas de saúde adotadas no evento, estava a obrigação de usar máscaras em todos os momentos, com exceção do momento em que estavam correndo no percurso.
Veja mais sobre a prova em https://mediamaratondemendoza.com/.