A Maratona do Rio lança nesta semana a primeira ação da quinta edição da ‘Maratona com Arte’, a websérie #CorremosJuntos. Este ano, o projeto ganha um sentido especial e vai homenagear sete corredores que também atuam na área de saúde e estão na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19.
Dividida em sete episódios, a série vai ao ar no site oficial da Maratona com Arte (www.maratonadorio.com.br/maratonacomarte) e no Instagram da Maratona do Rio (@maratonadoriooficial), retratando a história de cada um dos agentes de saúde que trabalham em plantões, ações com a comunidade, pesquisas científicas e atividades que possam aliviar os sintomas das doenças psicológicas causadas pela pandemia.
Além da websérie, o projeto terá a exposição ‘Maratona de Parede’ que, em fevereiro, vai tomar a capital fluminense com tênis gigantes grafitados em homenagem aos mesmos profissionais.
Em cada episódio da série #CorremosJuntos, o público vai conhecer um pouco mais da vida dos agentes, que nas horas vagas correm, seja para aliviar o estresse ou treinando para a Maratona do Rio, como a psicóloga Carol Vieira, que trabalha no atendimento à PMs com COVID-19 e que desenvolveram transtornos de ansiedade por medo da contaminação.
Outro corredor que terá sua história retratada na série é o biólogo e pesquisador Marcus Ferrassoli – que vem desenvolvendo pesquisas relacionadas ao coronavírus. Os médicos Matheus Cabral e Dyego Waldeck estão vivendo o dia a dia da pandemia ao longo dos últimos meses no trabalho em UTIs e emergências, assim como a técnica de enfermagem que atua na UPA de Senador Camará, e também farão parte da produção. Completam a lista de homenageados a farmacêutica Iris Guia e a agente de saúde Miriam Alves.
Para a diretora de Marketing da Maratona do Rio, Fernanda Cozac, a homenagem é uma forma de agradecimento. “Muitos profissionais da saúde estão lidando diariamente com as dores causadas pelo coronavírus. Contar a história desses agentes da saúde, é uma forma de ressaltar a importância do trabalho deles para a sociedade e em nome de toda população, agradecê-los”, explica.
Homenageados
Carol Vieira – Psicóloga
Psicóloga, trabalha com pacientes e com a Polícia Militar, desde o começo da pandemia tem trabalhado no atendimento de PMs com COVID-19, problemas com ansiedade e medo por contaminação. É corredora e participa desde 2018 da Maratona do Rio.
Atleta amadora com bons resultados, pódios e tempos. Mas tem como maior objetivo se manter saudável física e mentalmente através da corrida, superar limites e incentivar outras pessoas também.
Marcus Ferrassoli – Biólogo
Biólogo e pesquisador, está atuando em pesquisas científicas sobre a COVID-19. É atleta amador e participou de diversas provas de corrida de rua desde 2012. Performance dos 21km, desde 2019 vem se preparando para correr sua primeira Maratona. Entretanto, se lesionou e, com a pandemia, o seu sonho precisou esperar.
Matheus Cabral – Médico
Matheus tem 29 anos e nasceu em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro. Trabalha como plantonista em emergência e terapia intensiva e começou a ter contato com a COVID-19 logo no início da pandemia, onde viveu plantões com os ânimos à flor da pele, muito comprometimento e exaustão.
Desde jovem pratica artes marciais e corrida, mas sempre teve a corrida como um esporte secundário. Há cinco anos deu ênfase aos treinos e começou a participar de corridas amadoras. Participou de quatro meias maratonas e diversas corridas de curta e média distância.
Dyego Waldeck – Médico de urgência e emergência
Médico de emergência, trabalha em hospital de Bangu. Atuou no auge da pandemia como socorrista e está na linha de frente do combate ao coronavírus. Na época de faculdade pesava mais de 150kg, fez cirurgia bariátrica e teve na corrida o melhor exercício para seguir saudável. Correu a meia maratona do Rio.
Aline Pimentel – Técnica em enfermagem
Aline é técnica em enfermagem, trabalha na UPA Senador Camará e no hospital Memorial da Cruz. Está na linha de frente da COVID-19 e mora com filho e mãe. Seu filho é cadeirante e ela, que diz não ser atleta, começou um projeto pessoal de correr provas com ele. O projeto deu certo e ela não parou mais, mesmo sentindo as dores após as corridas, ela não desiste pelo filho.
Iris Guia – farmacêutica
Iris tem 33 anos, é farmacêutica e atualmente estudante de medicina. Em 2015 começou a correr em busca de emagrecimento, porém no meio do caminho descobriu a paixão pela corrida. Correu a primeira meia maratona em 2016 e não quis largar mais a corrida, pois percebeu que com ela eu conseguia ser mais focada, cuidar da ansiedade e da saúde.
Em outubro de 2016 criou o perfil @viverecorrer, o que trouxe ainda mais motivação, por ver que as pessoas se estimulavam ao acompanharem a sua jornada.
Miriam Alves – agente de saúde
Agente de saúde que, além de trabalhar em clínica de família local, desenvolveu um trabalho entregando quentinhas a moradores de rua pelo centro da cidade. Com o agravamento dos problemas sociais em decorrência da pandemia, Miriam começou a distribuir refeições, chegando a fazer 660 em um momento de pico. Toda semana distribui por volta de 450 refeições com a ajuda de sua irmã e de doações.