Notícias admin 10 de março de 2015 (0) (114)

Maratonas nos Vales do Wachau e de Loire

Com um congresso médico programado para Viena, em setembro, fui em busca de provas que coincidissem com o período do evento. Na Expo de Paris deste ano recebera informações sobre a primeira edição da Maratona de Touraine Loire Valley, com largada na cidade de Tours e margeando o rio Loire, e decidi me inscrever nela. Esta região é bastante conhecida pelos belíssimos castelos renascentistas, além de ter ótimos vinhos. Mas, continuando a pesquisa encontrei a do Vale do Wachau, com chegada em Krems, uma das mais antigas cidades da Áustria. Como uma prova era no dia 14/9 e a outra uma semana depois, encaixaria perfeitamente deixando o congresso entre elas.
O Vale do Wachau pode até não ser tão conhecido, mas certamente já ouvimos falar do Rio Danúbio, que passa por dez países europeus e que já foi fonte de inspiração para valsas. Ele tem um percurso de 36 km entre as cidades de Melk e Krems na Baixa Áustria, na região conhecida com Wachau. A maratona partia de Emmersdorf indo 3 km em direção a Melk e depois retornava em direção a Krems, perfazendo os 42 km esperados.
Durante todo o percurso, visualizamos o Danúbio (que, pelo menos nesta região, neste mês, não é azul!) à nossa esquerda. Passamos por várias pequenas cidades, inclusive Willendorf, onde foi descoberta a estatueta do paleolítico (24.000 a.C.), a Vênus de Willendorf. Devemos citar ainda que os vinhos desta região são muito saborosos e ideais para a comemoração pós-prova. A inscrição é bem fácil no site da maratona. Devemos pegar o material da prova na cidade de Krems que fica a 50 minutos de carro de Viena (sugiro alugar um carro, até para passear mais pela região, indo até Melk para conhecer a belíssima abadia).
A feira é pequena, semelhante a outras europeias. No dia da prova, ônibus levam os corredores até a largada. O percurso é plana e adequado para iniciantes, assim como o clima: largamos com 12oC, chegando com 15oC. Há marcadores de ritmo que ajudam a atingir metas. Pontos de hidratação são frequentes e a população incentiva durante o percurso. O site é www.wachaumarathon.com. Terminei em 3h31 (foto, nº 9175) e fui para o congresso, descansar o corpo e cansar a mente!
No domingo seguinte, estava já em Tours, no Vale do Loire. É uma região belíssima, sendo chamada de o Jardim da França. A cidade de Tours está a 2h20 (de carro) de Paris. Um pouco distante, mas a viagem por si só já é uma atração, pois há dezenas de castelos renascentistas que nos obrigam a parar para admirá-los. Pelo menos os de Chambord e Chenonceau não podem deixar de ser vistos e não pode ser no sábado que antecede a maratona, pois poderá comprometer a performance (tem muitas escadas e o passeio para cada um vai tomar pelo menos uma tarde).
Este ano foi a primeira edição da Maratona de Touraine Loire Valley e a organização foi impecável. A inscrição foi barata (40 euros) e incluía uma jaqueta da Asics, uma bolsa, uma camisa (que recebíamos quando terminávamos a prova), a medalha e dois vinhos (um tinto e um branco) usados na comemoração pós-prova. A entrega do número é em um ginásio, e os voluntários são bastante simpáticos. Não há feira.
A largada da maratona é organizada de acordo com o tempo que se pretende concluir. O percurso pelo vale é plano e passa por lugarejos bonitos, propriedades particulares, vinícolas e também pelo jardim do Castelo de Villandry. Inicialmente margeia o rio Cher e só depois, o Loire. A chegada, retornando à cidade de Tours, é bastante animada. Enfim, para quem quer aliar corrida, turismo e comemoração com bons vinhos, estas maratonas são ideais. Terminei em 3h53. Mais detalhes: www.marathon-tlv.fr/

Veja também

Leave a comment