Notícias André Savazoni 25 de outubro de 2020 (0) (267)

Desafio das Alturas, prova virtual do salto com vara, é aprovado

O Match 3 – Desafio das Alturas, uma competição feminina por equipes de salto com vara, foi realizado com sucesso na última sexta-feira (dia 23), reunindo de forma virtual jovens atletas do Brasil, Argentina e Chile.

A prova foi disputada diretamente dos locais de treinamentos, com transmissão pelas confederações envolvidas e pela CONSUDATLE, com imagens geradas pelo Canal C5SF, de Santa Fé, Argentina.

A equipe argentina, competindo em Santa Fé, foi a campeã, com 50 saltos válidos em menor tempo. As chilenas também conseguiram 50 saltos no tempo determinado em Santiago. As brasileiras alcançaram 40 saltos, em Porto Alegre, em uma iniciativa para celebrar a modalidade em tempos de pandemia global da Covid-19.

A prova foi disputada de um modo rápido, como as atletas competindo com oito passadas. As próprias atletas foram as responsáveis por mudar a altura do sarrafo durante a competição, sem a interferência de árbitros.

A equipe da Sogipa (foto) foi formada por Thais Lindemayer, Piettra Arjona, Thiana Machado e Fernanda Ignácio, orientadas pelo treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca.

A Universidade Católica de Santiago contou com Javiera Moraga, Violeta Anarnaiz, Antonia Crestani, Javiera Contreras e Dominga Contreras, com o professor Jaime Wood.

Já a equipe Velocidade e Resistência de Santa Fe teve Paula Gomez Iriondo, Josefina Brunet, Aldana Garibaldi, Luciana Gomez Iriondo e Milagros Lamagni, com Maximiliano Troncoso como técnico.

A iniciativa do Desafio das Alturas foi fruto das dificuldades impostas pela pandemia e a Área de Desenvolvimento da CONSUDATLE decidiu encampar a proposta feita por treinadores de Santa Fé.

“Foi difícil fazer tantos saltos seguidos. Não estamos acostumadas com esse ritmo”, lembrou Thais Lindemayer, que aprovou a experiência. Ela e as outras atletas da Sogipa competiram de máscara.

O argentino Germán Chiaraviglio, finalista olímpico e medalhista pan-americano, comentou a competição, com a participação de Fabiana Murer, campeã mundial indoor e outdoor da especialidade, e do treinador brasileiro Elson Miranda.

“A prova foi muito boa e a expectativa é fazer no final de novembro outro evento deste tipo, mas no salto triplo masculino, reunindo os melhores brasileiros, argentinos, chilenos e colombianos”, disse Arataca.

Veja também

Leave a comment