Notícias André Savazoni 1 de outubro de 2020 (0) (98)

Joshua Cheptegei e Sifan Hassan lideram lista de elite na Polônia

Joshua Cheptegei, de Uganda, e Sifan Hassan, da Holanda, estão entre os principais nomes confirmados para o Campeonato Mundial de Meia Maratona, marcado para o próximo dia 17 de outubro, em Gdynia, na Polônia.

Com base nos números divulgados pela World Athletics, 157 homens e 127 mulheres de 62 países foram inscritos.

Cheptegei, campeão mundial dos 10.000 m, e o companheiro de equipe Jacob Kiplimo lideram a Uganda e tentarão repetir a dobradinha do Campeonato Mundial de Cross Country do ano passado. Cheptegei, que recentemente quebrou o recorde mundial dos 5.000 m, fará a estreia na meia maratona.

Kibiwott Kandie, que lidera o ranking mundial de 2020 após a vitória com 58:38 na Meia de Praga, na República Checa, no início de setembro, é o destaque da equipe queniana. Pela Eritreia, Ghirmay Ghebreslassie está confirmado, assim como Abraham Cheroben, do Bahrein, e o recordista europeu Julien Wanders, da Suíça.

Campeã mundial dos 1.500 m e dos 10.000 m, Sifan Hassan, que também detém o recorde mundial da milha, é uma das várias atletas de destaque confirmadas entre as mulheres.

A holandesa enfrentará Ababel Yeshaneh, da Etiópia, e a campeão mundial da meia maratona em 2016, Peres Jepchirchir, do Quênia, as recordistas mundiais da meia maratona na atualidade em provas gerais e exclusivamente feminina, respectivamente.

Netsanet Gudeta, da Etiópia, que venceu em Valência há dois anos, defenderá o título mundial da meia maratona.

Em um dos grupos de elite mais fortes da meia maratona na história, 15 dos homens inscritos têm recordes pessoais abaixo de 60 minutos e outros 14, sub 61 minutos. As dez mulheres mais rápidas têm RPs de até 1:06:30, enquanto 21 mulheres no total têm marcas inferiores a 69 minutos.

Veja também

Leave a comment