Releitura Fernanda Paradizo 19 de outubro de 2020 (0) (1755)

10 maratonas morro abaixo, para seu recorde nos 42 km…

POR FERNANDA PARADIZO | JULHO 2010

Para quem está pensando em bater o recorde pessoal nos 42 km, correr uma maratona rápida, com percurso favorável e temperatura amena, é sempre o requisito básico na hora de escolher entre uma ou outra prova. Há várias espalhadas pelo mundo indicadas para uma boa performance, que poderiam estar no topo sua lista de favoritas. No entanto, resolvemos sair do lugar-comum e ir um pouquinho além nessa questão de altimetria. Depois de uma pesquisa pela internet em vários sites especializados de corrida, encontramos dez maratonas quase que totalmente em descida, que vão fazer a cabeça daqueles que gostam de desafiar os efeitos da gravidade.

Ainda que pareça fácil correr uma prova que despenque morro abaixo e também que a maioria das provas listadas aqui ocupe um lugar de destaque entre aquelas que mais classificam corredores em porcentagem para a Maratona de Boston, onde só é possível correr com índice (agora existem outras opções…), há muitos testemunhos que comprovam que correr maratonas quase que totalmente em declive pode não ser tão fácil quanto parece.

Isso porque várias dessas provas começam em topos de montanhas, portanto frio e vento, em que a elevada altimetria tende a contribuir para um resultado não muito satisfatório, principalmente se não houver uma aclimatação do atleta. Além desse fator, deve-se levar conta também que essas provas são de fato predominantemente em descida, mas em alguma parte do percurso sempre haverá trechos em subida, que podem afetar de alguma forma o ritmo proposto, se não houver um dosagem correta de energia.

Outro fator passível de prejudicar a performance é exatamente o excesso de declives, que pode exigir mais do que o normal do quadríceps, principalmente para aqueles que não treinam em situações semelhantes. Mas, apesar das dificuldades que são muitas vezes encontradas pelo caminho, vale também dizer que a maioria dessas competições, todas elas realizadas em percursos em que os norte-americanos chamam de point-to-point, porque largam de um lugar para chegar a outro, oferecem aos corredores cenários belíssimos, como montanhas, rios e lagos, e passagens por cidadezinhas pequenas, valorizando sempre a cultura e a história dessas regiões.

São também consideradas maratonas off-roads e rurais, uma vez que são disputadas fora dos grandes centros e muitas vezes em terrenos de terra e cascalho, passando por trilhas em que o acesso de carros muitas vezes não é permitido. Por isso mesmo, ainda que seu objetivo maior seja o de tentar melhorar sua marca nos 42 km, correr qualquer uma das dez provas listadas abaixo será com certeza uma experiência única.

11ª Maratona de Mendoza, Argentina
Data: 15/08/2010
Temperatura: em torno de 12 graus
Inscrições: pela internet, no site oficial do evento
Valor: de 25 a 30 dólares (mais 6 dólares de taxa de pagamento com cartão de crédito), dependendo da data
Número de participantes: 7,5 mil (nas três provas)
Entrega de kit: no dia anterior ao evento, na Expo Maratón MIM10, das 12h às 20h, no Congresos y Exposiciones Emilio Civit, no Centro Cívico
Início da prova: 9 horas
Largada: no Dique Potrerillos, na província de Mendoza
Chegada: no Parque General San Martín, na cidade de Mendoza
Postos de hidratação (em km): 5, 10, 15, 21, 25, 30, 32, 35, 38, 40 e chegada (frutas e isotônico a partir do km 30)
Tempo-limite: 6 horas

Sobre a prova
Uma excelente opção para quem quer viver a experiência de correr uma maratona em descida e não quer ir muito longe. Mendoza, que fica na parte oeste da Argentina, é uma região conhecida pela produção de vinho e azeite. No mês de agosto, época da prova, a temperatura é amena e favorável a uma boa performance, já que varia entre 11 e 18 graus. A melhor forma de chegar à cidade é de avião, já que Mendoza fica a 1200 km de Buenos Aires e o vôo dura cerca de 2 horas. O circuito da maratona, no meio de montanhas, apresenta algumas leves subidas, mas é predominantemente em descida. O Dique Potrerillos, onde acontece a largada, é um lugar fantástico. O circuito começa no coração da Cordilheira dos Andes, com paisagens maravilhosas de montanha. Junto com os 42 km, são disputadas uma meia-maratona e também uma prova de 10 km, com largadas em lugares diferenciados da maratona, mas com chegada no mesmo local, o Parque General San Martín, uma enorme área verde no centro da cidade. A competição principal, que tem o limite de término estipulado para 6 horas, tem também tempos de corte nas passagens dos 21 km (3 horas) e dos 32 km (5 horas). O transporte dos corredores até a largada é feito pela organização, que fornece traslado aos inscritos nos 42 km e nos 21 km.
Web: www.mim.org.ar

12ª Top of Utah Marathon, Logan, UT, EUA
Data: 18/09/2010
Temperatura: em torno de 10 graus
Inscrições: pela internet, no www.active.com
Valor: de 65 a 125 dólares, dependendo da data
Número de participantes: 3 mil
Entrega de kit: no dia anterior ao evento, no Spring Hill Marriott, em Logan, das 17h às 21h, ou no dia da prova, das 5h às 5h30, no Merlin Olsen Park, onde os ônibus se concentram para levar os corredores para a largada
Início da prova: 7 horas
Largada: no Hardware Ranch Elk Refuge, no Blacksmith Fork Canyon, parte do Wasatch Mountain Range
Chegada: centro de Logan
Postos de hidratação (em milhas): 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21, 22, 23, 24 e 25, além da largada e chegada (água e isotônico na primeira metade e também frutas e GU na segunda)
Tempo-limite: 6 horas

Sobre o evento
É só olhar para o logo do evento para saber o que você encontrará nessa maratona, que desce gradativamente pelos canyons, proporcionando cenários deslumbrantes aos corredores. Um alce e dois homenzinhos correndo dizem algo sobre o que você pode se deparar ao longo do caminho. O estado de Utah localiza-se na região das Montanhas Rochosas. E a maratona acontece em Logan, que fica a 128 km de Salt Lake City, capital e maior cidade de Utah, cuja principal fonte de renda é o turismo. Suas belezas naturais atraem milhões de turistas anualmente para o local. O Hardware Ranch, um racho onde acontece a largada da prova, é um verdadeiro refúgio de alces, veados e várias outras espécies de animais selvagens que encontram ali seu habitat. As cores das folhagens do outono proporcionam um cenário à parte aos participantes. E correr pelos canyons, muitas vezes à margem de rios e pântanos, é com certeza uma experiência indescritível. Embora na região dos canyons não haja público, quando a prova vai atingindo níveis mais baixos na altimetria e passando pelas pequenas cidades (isso a partir dos 13 km finais) o grande incentivo do público pode fazer a diferença. Corredores são levados para a largada por transporte oficial, que sai do Merlin Olsen Park, centro de Logan, onde acontece a chegada.
Web: www.topofutahmarathon.com

34ª St. George Marathon, St. George, Utah, EUA
Data: 02/10/2010
Temperatura: em torno de 13 graus
Inscrições: as inscrições para 2010 abriram em abril e fecharam em maio e são disponibilizadas para os participantes apenas por meio de loteria, devido à grande procura. Aqueles que tentam por dois anos consecutivos e não têm sorte na loteria, entram automaticamente no terceiro ano. Residentes de St. George tem inscrição garantida, com comprovação de endereço
Valor: 80 dólares
Número de participantes: 10 mil
Entrega de kit: no dia anterior à prova, na Expo, que fica no Dixie Convention Center, das 9 às 21h, e no dia, das 4h às 5h40, na Recreation Center, 285 So. 400 E, onde os ônibus estão concentrados para levar os corredores para a largada
Início da prova: 6h45
Largada: no Pine Valley
Chegada: no Worthern Park
Postos de hidratação (em milhas): 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23, 24, 25, além de largada e chegada (com água, isotônico, vaselina, banheiro químico em todos os pontos)
Tempo-limite: 6 horas

Sobre a prova
Essa prova está no topo da lista das mais bem organizadas nos Estados Unidos e também é considerada uma das mais rápidas do país, com grande porcentagem (23,3% dos concluintes) de corredores classificados para a Maratona de Boston. A procura pela competição é tão grande que existe um sistema de loteria, no mesmo estilo da famosa Maratona de Nova York, para poder participar. Além de ser uma prova rápida, a St. George Marathon possui também um dos cenários mais bonitos, uma vez que boa parte da prova é percorrida nas montanhas do Pine Valley, onde se inicia a prova. Da largada à chegada, a prova desce cerca de 800 metros. Apesar de ser um circuito em descida, há algumas subidinhas leves concentradas na primeira metade do percurso. No entanto, os 10 km finais são todo morro abaixo. Destaque especial para o público na parte final, quando o circuito entra no centro de St. George e as pessoas ficam alinhadas para aguardar a passagem dos corredores. Os participantes são transportados para a largada por transporte oficial.
Web: www.StGeorgeMarathon.com

29ª Wineglass Marathon, Corning, NY, EUA
Data: 03/10/2010
Temperatura: em torno de 12 graus
Inscrições: pela internet, no www.active.com
Valor: de 65 a 100 dólares, dependendo da data
Número de participantes: 7,5 mil
Entrega de kit: no dia anterior ao evento, na Wineglass Marathon Expo, no Baron Steuben Building, no Market Street, em Downtown Corning, NY
Início da prova: 8 horas
Largada: na Philips Lighting, em Bath
Chegada: na Centerway Square, em Corning
Postos de hidratação (em milhas): 2, 4, 6, 8, 9, 11, 13.1, 15, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25, além de largada e chegada (com água e isotônico)
Tempo-limite: 6 horas

Sobre a prova
Também classificada como uma das melhores maratonas nos Estados Unidos para se conseguir o índice para Boston em termos de porcentagem (27% dos concluintes em 2009), a Wineglass Marathon é realizada na região de Finger Lakes, localizada no Estado de Nova York, a cerca de 400 km de Manhattan. O local é conhecido pela produção de vinho e um passeio pelas suas vinhas é com certeza um roteiro imperdível. O percurso da maratona, que acontece em conjunto com um revezamento, é bonito e facilmente acessível aos espectadores que desejam acompanhar os corredores ao longo dos 42 km. A corrida começa no estacionamento da Philips Lighting, em Bath, com cerca de 6 km em percurso plano e algumas leves descidas. Há duas subidas mais íngremes, localizadas entre os quilômetros 6 e 8 e depois entre os 22 e 24, mas, de forma geral, a maratona tem característica de leve declive. A prova passa por várias pequenas vilas, como Savona, Campbell, Coopers Plains, Painted Post, antes de entrar em Corning, onde a competição termina. Os corredores são transportados para a largada por transporte oficial. Além das rotas de vinho da região, vale a pena passar uns dias a mais no local e visitar o Corning Museum of Glass, que tem a maior coleção de copos do mundo, desde a antiguidade até os dias de hoje.
Web: www.wineglassmarathon.com

Mohawk-Hudson River Marathon, Albany, NY, EUA
Data: 10/10/2010
Temperatura: em torno de 11 graus
Inscrições: as inscrições podem ser feitas pela internet, no www.active.com
Valor: de 60 a 90 dólares, dependendo da data
Número de participantes: 1,2 mil
Entrega de kit: apenas no dia anterior à prova, das 10 às 18h, no Crowne Plaza Albany, em Albany, NY
Início da prova: 8h30
Largada: no Central Park, em Schenectady
Chegada: no Albany Riverfront Park, na Corning Preserve
Postos de hidratação: água e isotônico aproximadamente a cada 2 milhas e gel de carboidrato a partir da milha 17 da maratona
Tempo-limite: 5h30

Sobre a prova
Albany, que fica a apenas 219 km da cidade de Nova York, oferece uma das maratonas mais rápidas dos Estados Unidos, classificada em 2009 como a segunda com mais qualificações para Boston (34,9% dos concluintes), perdendo em porcentagem apenas para Boston mesmo, com 43,2%. Entrar numa prova em que você sabe que um terço dos participantes consegue um lugar privilegiado na mais tradicional maratona do mundo é um requisito que dispensa comentários. No entanto, a Mohawk-Hudson River Marathon possui características que vão muito além de uma corrida em leve descida, já que proporciona aos participantes belos cenários, com direito a correr às margens dos rios Hudson e Mohawk, por magníficas trilhas de bike, sempre com as folhagens alaranjadas do outono compondo o cenário. Como há poucas vagas, as inscrições finalizam muito rapidamente. Junto com a maratona acontece uma meia. Os participantes são transportados para a largada por transporte oficial, mas devem fazer a reserva antes, no momento da inscrição. Os organizadores oferecem aos participantes um jantar de massas, que é servido das 16h30 às 20 horas, no sábado. Além de marcação a cada milha, há também marcação a cada 5 km e também na passagem da meia maratona.
Web: www.mohawkhudsonmarathon.com

15ª Steamtown Marathon, Scranton, PA, EUA
Data: 10/10/2010
Temperatura: em torno de 10 graus
Inscrições: pela internet, no www.active.com
Valor: de 65 a 80 dólares, dependendo da data
Número de participantes: 2,5 mil
Entrega de kit: no dia anterior ao evento, na Scranton High School, em Downtown Scranton, das 11h às 17h
Início da prova: 8 horas
Largada: em Forest City High School, em Forest City
Chegada: em Downtown Scranton
Postos de hidratação: a cada 2 milhas
Tempo-limite: não há, mas pede-se que os participantes consigam correr os 42 km no ritmo de 8 minutos por km, o que equivale a um tempo final de 5h40

Sobre a prova
Localizada no Estado da Pensilvânia, no condado de Lackawanna, Scranton fica a cerca de 190 km da cidade de Nova York. Reconhecida como uma prova rápida nos Estados Unidos, a Steamtown Marathon tem uma das médias mais baixas de final de prova, com 3h54, sendo um das poucas no mundo com média inferior a 4 horas. Além disso, foi ranqueada no ano passado como a 6ª maratona com maior porcentagem de concluintes classificados para Boston. A prova é quase que totalmente em descida ou plana, com algumas subidas nos 5 km finais, mas que não chegam a prejudicar aqueles que correm em busca de um melhor tempo. A maior parte do percurso passa por ruas locais de pequenas cidades rurais dessa parte da Pensilvânia, com vários espectadores, bandas e até cheerleaders (agitadoras de torcida) ao longo do percurso. Além disso, cerca de 3,5 km do circuito são percorridos numa magnífica trilha beirando o rio Lackawanna. O que também chama atenção é quantidade de voluntários, que chega a ser na razão de dois para cada corredor. Os participantes são transportados para a largada por transporte oficial.
Web: www.steamtownmarathon.com

28ª Maratona da Califórnia, Sacramento, CA, EUA
Data: 05/12/2010
Temperatura: em torno de 10 graus
Inscrições: pela internet, no www.active.com, somente para residentes nos EUA e no Canadá. Para outros países, contato pelo email runcim@jhu.edu para informações
Valor: de 80 a 100 dólares, dependendo da data
Número de participantes: 7,5 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, na Sports and Fitness Expo, no Sacramento Convention Center
Início da prova: 7 horas
Largada: em Folsom
Chegada: no State Capitol, em Sacramento
Postos de hidratação: a cada 2 milhas até metade da prova. Depois, os postos são a cada milha (água e isotônico em todos os postos e gel de carboidrato na milha 13, 20 e 23)
Tempo-limite: 6 horas

Sobre a prova
A capital do Estado da Califórnia oferece uma das maratonas mais bem organizadas e rápidas dos Estados Unidos, que está na lista das provas que mais classificam para a Boston, ocupando o 8º lugar. Sacramento é considerada uma cidade “verde”, já que possui o segundo maior número de árvores per capita do mundo, ficando atrás apenas de Paris. Com uma temperatura excelente para correr e um percurso quase que totalmente em descida, a Maratona da Califórnia, que tem a largada em Folsom e a chegada em Sacramento, é uma opção das mais interessantes para quem quer bater recordes. O circuito faz um tour histórico pela cidade, passando por parte do roteiro que mineradores fizeram na Corrida do Ouro na Califórnia, entre 1848 e 1855. A prova começa na represa Folsom, atravessa subúrbios rurais e tem sua chegada triunfal em frente do monumental Capitólio. Os organizadores disponibilizam transporte para a largada mediante pagamento de 10 dólares no ato da inscrição. Junto com a maratona acontece uma prova de revezamento.
Web: www.runcim.org

13ª Tucson Marathon, Arizona, EUA
Data: 12/12/2010
Temperatura: em torno de 13 graus
Inscrições: pela internet, no www.active.com
Valor: de 85 a 110 dólares, dependendo da data
Número de participantes: 7,5 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento, na Tucson Marathon Expo, no Hilton Tucson El Conquistador
Início da prova: 7h30
Largada: em Oracle
Chegada: em Oro Valley
Postos de hidratação (em milhas): 2.5, 4.9, 6.6, 8.3, 9.6, 11.3, 13.6, 15.6, 17.1, 19.2, 20.3, 21.4, 22.3, 23.2, 24.2, 25.3, além de largada e chegada (água e isotônico)
Tempo-limite: 6 horas

Sobre a prova
Tucson é uma cidade localizada no sul do Arizona, numa área conhecida como Deserto de Sonora. A cidade fica num vale rodeado por cinco cadeias montanhosas, três das quais com cerca de 2.700 metros de altura. O inverno, estação em que acontece a maratona, costuma registrar temperaturas entre 6 e 19 graus. A prova inicia numa altitude de 1750 metros, na histórica cidade de Oracle, que fica ao norte de Tucson, e passa por vários locais com belas paisagens, como a majestosa Santa Catalina Mountain, finalizando na Coronado Middle School, ao norte de Oro Valley. O circuito da prova é predominantemente em descida. Há poucas e leves inclinações até o km 13 e no km 40, já perto da final da prova, que termina a 840 metros acima do nível do mar. Junto com a maratona são realizadas mais duas competições: uma meia e um revezamento. Há transporte oficial para a largada. Os hotéis oficiais levam gratuitamente seus hóspedes corredores inscritos na prova para a largada.
Web: www.tucsonmarathon.com

27ª Maratona de Malta, Europa
Data: 27/02/2011
Temperatura: em torno de 12 graus
Inscrições: as inscrições podem ser feitas pelo site oficial (ainda não abertas para 2011)
Valor: 35 euros (mais 3,50 euros para transporte para a largada)
Número de participantes: 1,5 mil (no evento inteiro)
Entrega de kit: não informado
Início da prova: 8 horas
Largada: em Mdina
Chegada: em Sliema
Postos de hidratação: postos de água a cada 5 km
Tempo-limite: 5 horas

Sobre a prova
Malta, país localizado no sul da Europa, é um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo, que fica a 93 km da Sicília, Itália. Apesar de ser um dos menores países europeus, é densamente povoado e o turismo é sua principal fonte de renda. No inverno, quando acontece o evento, a temperatura é anema, com variação de 6 a 18 graus. A maratona larga da velha capital de Malta, em Mdina, para finalizar em Sliema. Apesar de ser uma prova em descida, que começa a cerca de 200 metros de altitude e desce até o nível do mar, há algumas subidas ao longo do percurso, mas que não comprometem a performance de quem pretende correr forte os 42 km.
Web: www.maltamarathon.com

9ª Maratona de Edimburgo, Escócia, Reino Unido
Data: 22/05/2011
Temperatura: em torno de 8 graus
Inscrições: pela internet, pelo site oficial (para 2011, estarão abertas a partir de 1º de setembro)
Valor: cerca de 65 dólares (valor de 2010)
Número de participantes: 16 mil
Entrega de kit: nos dois dias anteriores ao evento (local e horários ainda a confirmar)
Início da prova: 10 horas
Largada: na Princes Street, no centro de Edimburgo
Chegada: em Musselburgh Racecourse
Postos de hidratação (em milhas): 8 postos ao longo do percurso (água e isotônico)
Tempo-limite: 6h30

Sobre o evento
A capital da Escócia é um dos destinos turísticos mais fascinantes na Europa e o circuito da maratona mostra toda sua história,que é regada a muita cultura e uísque. Seu castelo, construído há mais de 1300 anos, pode ser visto de qualquer parte da cidade. A maratona não é totalmente em descida, mas são seus quase 10 quilômetros iniciais em declive que a credenciam desde 2007 como a maratona mais rápida do Reino Unido. Realizada no mês de maio, quando o frio não é tão intenso quanto no inverno, a corrida começa no centro e passa pelo maravilhoso parque de Holyrood, seguindo depois para Portobello Promenade, quando o percurso se desenrola num circuito de ida e volta à beirar-mar, proporcionando um belíssimo visual aos corredores. Junto com a maratona, acontece uma prova de revezamento. Os organizadores oferecem transporte para levar os corredores de volta para onde foi a largada, após a prova, mas é preciso comprar o ticket na feira.
Web: www.edinburgh-marathon.com

Veja também

Leave a comment