Notícias André Savazoni 7 de julho de 2020 (0) (100)

Como os treinadores e seus alunos estão enfrentando este período de pandemia

Continuando a série de postagens sobre treinadores de corrida e suas novas rotinas junto aos seus orientandos neste período de pandemia mundial. O personagem desta vez é o experiente treinador Marcelo Camargo, da Marcelo Camargo Treinamento, de Belo Horizonte, corredor desde 1985 e treinador a partir de 1995.

“Meu trabalho como treinador de corrida de rua começou em 1995, em uma época onde poucas pessoas procuravam orientação profissional. Apesar disso, com poucos ‘alunos’,  já naquela época a orientação era realizada através da troca de informações Treinador X Corredor, elaboração de planejamento e aproveitando o início da internet através do envio de treinos (e-mail) para os atletas.

Desde sempre foquei em um público que preferencialmente gostava de ser treinado, independentemente de agrupamentos, encontros sociais e determinação de dias ou horário fixos e rígidos.

Cada um treina e corre em locais, cidades, dias e horários que lhe são melhores de acordo com a disponibilidade pessoal.

Com o crescimento da corrida de rua, número de provas e quantidade de participantes, juntamente com os meios de comunicação através das mídias, a valorização profissional para um acompanhamento especializado também ampliou e por consequência começamos atingir outras cidades, outros estados, outros países.

A experiência adquirida nesses 25 anos em acompanhamento e orientação realizada a distância, tendo cuidado extremo no controle da carga de treinamento, no feedback e no contato frequente com os corredores, apesar do momento vivido (pandemia Covid 19) continuamos atendendo aos atletas da mesma forma de antes, já que cada região, cidade e país, a situação apresenta aspectos e dados bem particulares e então muitos (a maioria) prosseguem seus treinamentos de maneira segura, isolada e individual como sempre fizeram.

Em alguns locais do Brasil, a pandemia impediu severamente a continuidade do treinamento, seja por insegurança ou mesmo por questão ética e moral, na qual respeitamos todos os pontos de vista, já que cada caso é um caso e alguns de nossos atletas interromperam por completo a rotina de treinos, o que provocou uma queda considerável na receita da assessoria.

Com o cancelamento de provas para 2020, criamos internamente provas virtuais a distância, o que tem sido ótimo para o controle dos planejamentos em busca de objetivos / metas / resultados e nos mantermos motivados e praticando aquilo que mais gostamos e que nos mantém saudáveis física e mentalmente que é a Corrida de Rua.

Durante esse atual momento, foi criado também o Canal no Youtube Marcelo Camargo Treinamento para aproximar ainda mais nossos corredores de diversas partes do globo terrestre e assim continuar aperfeiçoando as informações e discussões (semanais) sobre o treinamento da corrida de rua e então seguimos em frente sempre aprendendo com as mudanças do dia dia.

Acredito que todas essas transformações vividas, servirão para aperfeiçoar ainda mais a relação entre treinadores e corredores e na organização diferenciada que as competições sofrerão e que retornarão em um momento breve.”

Prof. Marcelo Camargo, da Assessoria Marcelo Camargo Treinamento, de Belo Horizonte

Veja também

Leave a comment