A Maratona do Porto, realizada há 16 anos entre as cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, em Portugal, não terá a edição de 2020, informou neste segunda-feira (dia 8) a organização.
“A Runporto, os três municípios envolvidos e os patrocinadores, depois de analisarem os riscos associados à realização da edição de 2020 da EDP Maratona do Porto, chegaram à conclusão que, infelizmente, não existem as condições de segurança necessárias para a realização da mesma. Esta é também a recomendação das autoridades portuguesas em colaboração com as entidades de saúde pública”, informou a empresa na nota oficial.
Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, revelou que “esta foi uma decisão muito difícil de tomar, mas é a pensar na segurança de todos, participantes, colaboradores e voluntários, que a Runporto vai adiar a EDP Maratona do Porto para 2021. Neste momento, é a decisão mais responsável a tomar, não podemos juntar 16.000 pessoas, simplesmente não é seguro”.
Questionado ainda sobre o momento precoce do adiamento, a 5 meses da data da maratona, Jorge Teixeira afirma que “não é correto não avisarmos com tempo os nossos maratonistas. Os maratonistas têm normalmente vários meses de preparação até estarem aptos e não faz sentido a nossa organização adiar esta decisão para mais tarde”.
A prova tinha data marcada para 8 de novembro de 2020 e agora irá retornar no dia 7 de novembro de 2021.