Por Fernanda Paradizo | feparadizo@gmail.com
Enquanto não se sabe ao certo como ficarão as competições esportivas daqui para a frente, alguns eventos foram definitivamente cancelados, outros ainda permanecem em stand-by e outros são remarcados para um pouco mais adiante, na esperança de que a situação em boa parte do mundo se normalize e todos possam voltar aos poucos à vida normal.
Com a expectativa de que as coisas melhorem e também para que os atletas possam retomar as competições, os organizadores da Wanda Diamond League anunciaram esta semana um novo calendário para 2020, adaptando a temporada das competições de atletismo por conta da crise do coronavírus. A programação do ano foi abreviada, com alguns eventos remarcados e adaptados e outros cancelados.
Com a nova resolução, não haverá eventos em julho e na primeira quinzena de agosto (exceto campeonatos nacionais, quando possível) e a temporada será estendida até o mês de outubro.
Entre as mudanças previstas, essa adaptação da Diamond League não será uma série com pontuação que levam os atletas a uma final. Na verdade, não haverá final.
Por causa das diferentes resoluções dos países anfitriões mediante ao enfrentamento da pandemia, cada organizador informará 2 meses antes do evento o formato da competição e quais modalidades serão inclusas, assim o atleta pode se preparar com antecedência para o evento.
Veja abaixo como ficou o novo calendário da Diamond League 2020:
Agosto
14 – Mônaco, França
16 – Gateshead, Inglaterra
23 – Estocolmo, Suécia
Setembro
2 – Lausanne, Suíça
4 – Bruxelas, Bélgica
6 – Paris, França (a confirmar)
17 – Roma / Nápoles, Itália
19 – Shanghai, China
Outubro
4 – Eugene, Oregon, EUA
9 – Doha, Catar
17 – segundo encontro na China (local a definir)
Crédito das fotos: AFP / Getty Images