Face à realidade de emergência por infeção pelo novo coronavírus (COVID-19), que alterou por completo a postura social da humanidade, a Runporto/PAC- Porto Antistress Clube foi obrigada ao cancelamento e adiamento dos seus eventos desportivos, em Portugal.
Desde março que a Runporto/PAC- Porto Antistress Clube estão definindo estratégias que permitam o regresso dos seus eventos, em que a prioridade é garantir a segurança de todos os envolvidos com medidas exequíveis e que permitam a realização dos eventos com sucesso.
A aglomeração de pessoas, como ocorre nas corridas de atletismo, é um fator preocupante.
Foi redigido pela equipa médica um Manual com o Plano de ação na prevenção da transmissão do coronavírus nos eventos Runporto/PAC- Porto Antistress Clube.
Foram definidas medidas para todos os momentos dos eventos, desde as reuniões da empresa, a entrega dos números de peito, ao dia da corrida (local de partida, percurso e chegada). Algumas das medidas são as seguintes:
Além destas medidas, a organização está preocupada em fornecer informação o mais detalhada possível aos seus colaboradores, habituais ou casuais de apoio ao evento, e a todos os participantes. No local de entrega dos kits e nas arenas das provas serão colocados cartazes anunciando as medidas preventivas.
Este manual foi realizado em estrita colaboração com as entidades internacionais reguladoras do atletismo e foi aprovado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e demais órgãos competentes, em Portugal.