Notícias Redação 28 de novembro de 2012 (3) (128)

Federação Paulista de Atletismo planeja circuito de corridas de rua para 2013

A diretoria da Federação Paulista de Atletismo (FPA) planeja ações diferenciadas para a temporada de 2013 e fala em transformar a modalidade em um show para o público que frequenta as pistas. Baseado no que ocorre nos esportes americanos, a entidade pretende aproximar os ídolos dos torcedores. Um circuito de corrida de rua também está sendo planejado.

Uma das intenções é levar ídolos como Fabiana Murer e Maurren Maggi para as provas, principalmente no interior do Estado, e tornar os eventos mais atraentes. Para gerar interesse, os campeonatos serão mais curtos e dividirão espaço com apresentações culturais, como circo, bandas e peças teatrais.

Outro ponto que será explorado em 2013 são as corridas de rua. O Estado de São Paulo tem mais de 400 provas por ano e conta com cerca de 150 mil participantes, segundo pesquisa da FPA. A intenção da entidade é popularizar ainda mais os eventos, com a criação de um circuito de corridas de rua, que provavelmente concorreriam com as já excessivas 400 corridas atuais.

“Além disso queremos fidelizar os atletas amadores e para quem se federar vamos oferecer vários benefícios como atendimento médico, odontológico, fisioterapia e até treinador”, afirmou Mauro Roberto Chekin (foto), presidente da FPA, em encontro com a imprensa ontem, na sede da entidade, quando o dirigente apresentou suas metas para a gestão entre 2013 a 2016. O objetivo para o próximo ano é ter 50 mil atletas federados e dobrar o número em 2014.

A ideia de Chekin para essas ações diferenciadas é baseada em uma pesquisa norte-americana que revelou um dado importante: 30% do público que assiste à NBA não gosta de basquete. Esses torcedores são impactados pelas atrações que envolvem a liga, como restaurantes, shows das cheerleaders e a presença de astros da televisão. “O importante é que todos participem do atletismo de alguma maneira. As famílias levarão as crianças, que podem se encantar com o mundo do esporte e seguir carreira no futuro. Muitos ídolos surgem assim.”

O novo presidente da FPA tomou posse em outubro, assumindo o cargo ocupado há 12 anos por Antonio Martins Fernandes, o Toninho, que assume a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em 2013. Mauro Chekin é gestor esportivo e já atuou junto a federações de basquete e de vôlei, além de ter sido secretário de Esportes de São Caetano do Sul nos últimos sete anos.

Foto: ZDL/Divulgação

Veja também

3 Comments on “Federação Paulista de Atletismo planeja circuito de corridas de rua para 2013

  1. tomara que com preços mais em conta…

  2. Oi!
    Assim como o Alex Cysne espero sinceramente que as corridas em 2013 sejam mais baratas, afinal fica dificil para um assalariado como eu pagar R$80,00, R$ 100,00 e até mais para participar de uma corrida.
    Sem mais:

    Simone
    Corredora

  3. Sou um atleta e aguardo todas as informaçôes para participar desta grande corrida que estar sendo organizada pela Federação brasileira de atletismo

Leave a comment