Os quenianos não tiveram dificuldade para manter a hegemonia na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas Caixa, dia 29 de setembro, pelas ruas próximas ao Centro Cívico. Edwin Kipsang (29:08), campeão da última São Silvestre, conquistou o bicampeonato, enquanto Delvine Meringor (35:05) foi a vencedora. Ambos cruzaram a linha de chegada quase um minuto à frente de Giomar Pereira e Edielza Guimarães, melhores brasileiros na disputa.
Dono do quinto melhor tempo do mundo nos 10 km nesta temporada, Edwin Kipsang não tomou conhecimento dos adversários. "Foi uma prova pesada, pela quantidade de subidas e descidas, mas muito boa. Depois do quarto quilômetro dei uma arrancada e deixei o pelotão principal para trás", contou o queniano, que ficou perto do seu próprio recorde no percurso da prova (29:04, em 2012).
A briga mais acirrada foi pelo segundo lugar. Giomar Pereira, pentacampeão brasileiro (2006, 2008, 2009, 2011, 2012) e atual líder do ranking nacional, travou um duelo particular com José Nilson de Jesus, que vem ganhando destaque nas corridas no Nordeste.
Vice-campeã e melhor brasileira em Curitiba pelo segundo ano consecutivo, Edielza comemorou o feito, que garante a ela o terceiro lugar no ranking brasileiro.
RIBEIRÃO PRETO. Dois estreantes foram os destaques da etapa noturna do Circuito, dia 19 de outubro, em Ribeirão Preto. Altobeli Santos superou fundistas favoritos ao título, inclusive um dos africanos, para chegar em segundo lugar com 31:02. Assim como Jaciane Barroso, que cruzou a linha em quarto, com 37:01. Os dois foram os melhores do país. No topo do pódio, nenhuma surpresa: os quenianos Edwin Kipsang (30:22) e Nancy Kipron (34:49) dominaram o percurso de ponta a ponta.
Mais de 3 mil corredores largaram às 18h no Parque Dr. Luís Carlos Raya, atraídos pela corrida noturna, marcando um novo recorde de participação da prova, que teve 2.700 atletas em 2012. A etapa de Ribeirão Preto é a segunda noturna do Circuito (a primeira foi a de Uberlândia, em 2012) e também a segunda do Brasil neste horário válida pelo ranking nacional de corrida de rua, com homologação da CBAt.
Altobeli Santos emocionou-se com o resultado. "Há cinco anos, eu entregava folhetos para um supermercado. Vi o outdoor de uma corrida da Matilat e resolvi arriscar, achando que podia vencer, pois andava o dia todo distribuindo papéis. Corri de sandálias e fui muito mal", lembrou o fundista de Catanduva, que acabou conquistando o patrocínio da própria Matilat e entrou para a equipe Pé de Vento neste ano.
Jaciane Barroso, fundista de Taubaté, de 26 anos, corre desde criança, incentivada pelo pai, ex-jogador de futebol, mas fez em Ribeirão Preto sua primeira corrida do Circuito.
A próxima e última etapa do Circuito Caixa, organizado pela HT Sports, acontecerá dia 24 deste mês, em Brasília; os assinantes da CR têm desconto de 10% nas inscrições. Mais informações e resultados completos das etapas de Curitiba e Ribeirão Preto em www.circuitocaixa.com.br.