Notícias André Savazoni 17 de fevereiro de 2020 (0) (92)

Maratona de Tóquio 2020 cancelada para os amadores

Por Fernanda Paradizo | feparadizo@gmail.com

A participação dos amadores na Maratona de Tóquio 2020 foi cancelada devido ao risco do corona vírus. Duas semanas antes do evento, marcado para o dia 1ª de março, os organizadores decidiram cancelar a prova dos amadores e manter a competição da elite (corredores e cadeirantes), que terá 200 atletas e servirá como seletiva para a definição do time do Japão para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A medida impacta cerca de 38 mil participantes, que estavam se programando para desembarcar em Tóquio na próxima semana em busca de correr a prova que abre a temporada das Majors.

Faltando menos de 6 meses para a Olimpíada, entre 24 de julho e 9 de agosto, as autoridades japonesas mostraram preocupação em relação à possibilidade de o vírus se espalhar, tanto que muitos eventos esportivos no Japão já foram cancelados. No entanto, o presidente-executivo dos Jogos, Yoshiro Mori, afirmou na última quinta-feira que o cancelamento dos Jogos ainda não foi considerado.

O corona vírus surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan. Mais de 70 mil pessoas já foram infectadas na China e 1.700 morreram em decorrência do vírus. No Japão, a primeira morte aconteceu na quinta-feira.

Antes de decidir pelo cancelamento da corrida para os amadores, a Tokyo Marathon Foundation, organizadora do evento, já havia tomado algumas medidas preventivas para a prova, como distribuição de lenços umedecidos antibacterianos e máscaras cirúrgicas. Além disso, havia sido solicitado que os inscritos residentes na China (cerca de 1.800) não viajassem para correr a prova, oferecendo a eles inscrição garantida para o evento de 2021.

Após o cancelamento, a organização divulgou no site oficial que os corredores inscritos na maratona (semi-elite, geral, caridade e 10 km) poderão se registrar na edição de 2021 da prova mediante novo pagamento da inscrição.

Conforme o regulamento do evento, a taxa de inscrição e as doações recebidas para caridade não serão reembolsadas e aqueles que compraram a camiseta oficial da prova receberão após o evento por correio.

Outras informações serão divulgadas após o dia 1º de abril.

Veja também

Leave a comment