Blog do Corredor Fernanda Paradizo 25 de janeiro de 2022 (0) (470)

Correr sozinho ou em grupo?

Fernanda Paradizo | feparadizo@gmail.com

O que é melhor: treinar sozinho ou em grupo? Difícil saber e cada um tem seus prós e contras. Corredores que se acostumaram a levar um treino solitário, seja por necessidade ou não, tem seus motivos para acreditar que correr sozinho é a melhor maneira de focar num objetivo, ter determinação e se conhecer melhor na busca de encontrar seus limites.

Já aqueles que preferem treinar em grupo, com orientação profissional ou não, sempre vão defender a ideia de que correr com companhia é bem mais motivante, ajuda a manter o foco, a se comprometer mais facilmente com horários, além de fazer muitos amigos.

Se você não está certo de quais os benefícios de um ou outro, reunimos aqui as vantagens de correr sozinho ou em boa companhia. A escolha fica por sua conta.

As vantagens de correr em grupo

– Treinos em grupo, principalmente quando organizados por assessorias esportivas, em geral são organizados por nível técnico. Todo mundo está fazendo a mesma coisa e é muito fácil você se encaixar numa turma que tenha o mesmo nível que você.

– Para quem ainda está entrando no mundo da corrida, não existe nada melhor para adquirir conhecimento e experiência. Em pouco tempo, você também estará um expert no assunto. Afinal, há certos “macetes” de corrida que você só aprende com quem tem quilometragem acumulada nos pés, como ritmo certo para determinadas distâncias, a melhor maneira de tomar água correndo sem engasgar e outras coisas que parecem “bobas”, mas aos poucos você perceberá que são muito bem-vindas.

– Os treinos longos são sempre proveitosos, principalmente para quem tem 15 km ou mais pela frente. Além de passar bem mais rápido, já que todos costumam fazer as rodagens conversando, há sempre alguém disposto a ditar o ritmo.

– Não há nada melhor do que ter uma rotina e um horário certo para treinar. A corrida se tornará bem mais regular na sua vida, além de você conseguir se organizar melhor com sua agenda. Isso sem falar no fato de que, ao se comprometer com um grupo, será muito mais difícil deixar o treino de hoje para o dia seguinte.

– Quando você tem uma turma de corrida, cria laços de amizade com pessoas diferenciadas, que jamais teria contato no seu dia-a-dia. E não existe nada mais agradável do que sair de um treino longo e sentar na mesa da padaria mais próxima para jogar conversa fora e reabastecer as energias.

As vantagens de correr sozinho

– Você mesmo consegue estabelecer seus horários, principalmente quando questões profissionais o impedem de ter uma agenda muito rígida.

– Pessoas que treinam sem companhia tendem a ter um nível de auto-conhecimento grande, uma vez que não dependem dos outros para ditar o ritmo de corrida.

– Para quem gosta de correr em silêncio ou mesmo ouvindo música, não tem coisa melhor. Afinal, é o momento em que o corredor consegue relaxar e apenas se concentrar nas suas passadas, nos seus movimentos e em tudo o que ocorrer ao redor.

– Não é regra geral, mas pessoas que correm sozinhas, mesmo que orientadas por profissional, costumam ser auto-ditadas e se informar por si só de informações relacionadas à corrida. Não é raro esse tipo de corredor ter muitos amigos virtuais pelo mundo afora, buscando sempre informações para enriquecer seu conhecimento sobre o mundo desse esporte.

– Se uma viagem de trabalho o pega de surpresa, dificilmente esse corredor deixará de fazer seu treino simplesmente porque não está no seu habitat natural. Afinal, treinar sozinho não é problema. E uma viagem ou contratempo dificilmente será desculpa para deixar a corrida para o dia seguinte.

Veja também

Leave a comment