Por Tomaz Lourenço | tomaz@novosite.contrarelogio.com.br
Como noticiamos aqui no site e na revista, teremos novidade este ano entre as provas oficiais de 42 km, que deverão ser consideradas para o Ranking CR 2020. Não é demais lembrar que valem aquelas com percurso aferido por medidor credenciado pela Confederação Brasileira de Atletismo e, naturalmente, que enviem os resultados completos para a Contra-Relógio poder fazer a depuração por tempos-limite de cada faixa etária/sexo.
No quadro estão as 9 provas cotadas para o Ranking, no primeiro semestre, havendo 3 estreias: João Pessoa, Aracaju e Niterói, além de Natal, que pela primeira vez estará participando. A seguir, um breve comentário sobre cada uma, e na FOTO a de Porto Alegre em 2019.
SÃO PAULO – Em função de ser no começo de abril, pode sempre ter o inconveniente da temperatura, mesmo com a antecipação das largadas. Por começar em um vale, mais subidas que descidas, porém 80% plano. Abastecimento a pequenos intervalos e bem diversificado. Organizador – Yescom Entretenimento Esporte Comunicação.
BRASÍLIA – Deve mudar o percurso pelos problemas do ano passado, em que faltou água em alguns pontos, devido ao não isolamento dos postos, acessados pelo público domingueiro, nas vias já normalmente interditadas. Organizadores – Monumental Eventos Esportivos e Agência Love Sports.
JOÃO PESSOA – A capital paraibana terá sua primeira maratona, em trajeto quase todo pela orla. No começo os corredores sobem e descem um morro, mas depois é tudo absolutamente plano. Como toda estreia, é uma incógnita em termos de organização. Organizador – Unite Promoções.
ARACAJU – Outra debutante e por isso mesmo difícil de comentar. A seu favor o fato de fazer parte do calendário do circuito Track & Field, de grande sucesso em várias cidades brasileiras e já há alguns anos. Será a primeira prova de 42 km da T&F Run Series. Organizador – Track & Field Sports.
UBERLÂNDIA – Como diz o slogan da prova, a “Maratona dos Amigos”, no caso relacionando ao nosso assinante Nilson Lima, homenageado pelo evento. Reúne muitos corredores em seu último treino/teste para a Comrades. Percurso difícil, como na África do Sul e também começando às 5h. Organizador – Apuana Esportes.
NITERÓI – Novidade total e expectativa idem, na medida em que pouco se fica sabendo no site. Vai disputar corredores do estado e do Brasil com a maior e mais importante maratona brasileira, a do Rio, que acontece 4 semanas depois! Organizador – 3A Eventos.
NATAL – A corrida vai para sua quarta edição. Depois de um trecho inicial na cidade, o trajeto segue para a Via Costeira, onde os maratonistas fazem a maior parte dos 42 km, em ida e volta, tendo o mar de um lado e o Parque das Dunas no outro. Organizador – Trilhando Esportes.
PORTO ALEGRE – Famosa como a “mais rápida do Brasil”, tem mantido esse título graças ao percurso plano e a temperatura sempre fria/amena, os dois principais aspectos para boas marcas. Quase metade dos participantes consegue lá entrar no Ranking. Organizador – Clube de Corredores de Porto Alegre – Corpa.
RIO DE JANEIRO – Mudou seu trajeto no ano passado, em função do impedimento na avenida Niemeyer, o que acabou agradando a maioria, ao facilitar a logística para os corredores, no deslocamento para a largada. E o percurso foi “aplanado” um pouco mais agora. Organizadores – Spiridon e Dream Factory.
PROVAS CONFIRMADAS QUE DEVEM VALER PARA O RANKING 2020
São Paulo 05/04 www.maratonadesaopaulo.com.br
Brasília 19/04 www.maratonamonumentalbsb.com.br
João Pessoa 03/05 www.maratonadejoaopessoa.com.br
Aracaju 16/05 www.tfsports.com.br
Uberlândia 17/05 https://www.apuanaesportes.com.br/evento/5a-MARATONANILSONLIMA
Niterói 17/05 www.maratonadeniteroi.com.br
Natal 17/05 www.maratonadonatal.com.br
Porto Alegre 31/05 www.maratonadeportoalegre.com.br
Rio de Janeiro 14/06 www.maratonadorio.com.br