Notícias admin 10 de março de 2015 (0) (108)

Circuito Caixa em Fortaleza e Recife

Um cearense radicado em Campinas, especialista em provas de pista, e uma brasiliense conquistaram suas primeiras vitórias no Circuito de Corridas Caixa, dia 4 de agosto, em Fortaleza. Joilson Bernardo da Silva e Rosiane Xavier dos Santos foram os campeões da sexta etapa. Os favoritos, Giomar Pereira da Silva e Roselaine de Sousa Silva, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A capital do Ceará provou ser o principal centro da corrida de rua no Nordeste. A cidade bateu novamente o recorde de participantes dos 10 anos de Circuito Caixa. No ano passado reuniu 4 mil corredores e, agora, juntou 4.800 pessoas, que começaram a se aglomerar no estacionamento do Marina Park Hotel, local de largada e chegada, desde os primeiros momentos da bela manhã de sol e temperatura em torno de 23 graus.
Sem a concorrência de africanos, a elite nacional fez uma disputa acirrada. No feminino, Edielza Guimarães, Roselaine de Sousa Silva e Rosiane Xavier dos Santos puxaram o ritmo desde o primeiro quilômetro. A partir da metade da prova, Rosiane forçou e assumiu a ponta para vencer, pela primeira vez, no Circuito Caixa, em 34:54. "Não esperava ganhar, embora goste de correr neste tipo de clima que encontrei em Fortaleza. Esta foi uma das maiores vitórias da minha carreira", contou a atleta de Brasília, de 30 anos, que vem se dedicando a provas de 10 km nesta temporada e já conquistara alguns pódios no Circuito. "Minha meta é fechar o ano entre as cinco primeiras do ranking", completou.
Mesmo chegando extenuada e quase desmaiando ao cruzar a linha, Roselaine Silva estava muito feliz com o terceiro lugar. A líder do ranking nacional correu com uma contusão na panturrilha, mesmo contrariando seu técnico, e conseguiu ampliar um pouco mais sua vantagem sobre Conceição Oliveira, segunda colocada no ranking e quarta neste domingo.
Especialista em provas de pista, o cearense Joilson Bernardo da Silva ficou a 11 segundos do índice dos 5 mil metros para ir ao Mundial da Rússia, disputado em agosto. Por isso, resolveu voltar para sua cidade natal e correr a sexta etapa do Circuito. Nos primeiros quilômetros ele se manteve no grupo da frente, sem forçar muito. Mas, a partir do 6º km, aumentou o ritmo e assumiu a ponta até cruzar em primeiro, em 29:02, apenas 13 segundos a mais do que o recorde brasileiro do Circuito, feito também em Fortaleza por José Márcio Leão, no ano passado.
"Estava me sentindo bem e consegui manter a vantagem, mesmo sendo perseguido de perto pelos adversários no final", explicou o corredor de 25 anos, que mora há 6 em Campinas, onde treina com a equipe BM&FBovespa. Joilson tinha sido vice-campeão da prova de Fortaleza em 2011 e corre pouco na rua. O segundo colocado, Giomar Pereira da Silva, segue firme na busca do sexto título nacional. Com os 26 pontos de Fortaleza, ele aumentou a distância para seu companheiro de equipe Ivanildo Pereira, o "Gomes", que ficou em quinto. "Tentei buscar o Joilson no último quilômetro, mas não consegui. Mesmo assim, o resultado foi ótimo, pois ampliei ainda mais a liderança no ranking", disse o baiano de Jacobina.

VALDIR E COLOMBIANA. Na etapa do Recife, dia 11, Valdir de Oliveira não tomou conhecimento dos africanos para conquistar sua primeira vitória no Circuito Caixa nesta temporada. O campeão brasileiro de 2010 completou os 10 km em 29:48, para manter a supremacia nacional masculina no Recife. Entre as mulheres, ao contrário, mais um título estrangeiro. Desta vez, a ganhadora foi a colombiana Muriel Coneo Paredes, que chegou em 35:21. A brasileira mais bem colocada, Edielza Guimarães, cruzou em terceiro.
A disputa na elite feminina manteve-se equilibrada até o km 6, com sete corredoras. Dois quilômetros à frente, a colombiana Muriel e a queniana Delvine Meringor apertaram o passo e só foram seguidas por Edielza Guimarães, que não conseguiu impedir mais uma vitória estrangeira.
"Estou muito feliz com o título justamente na minha estreia no Circuito Caixa", contou Muriel Paredes, que é de Cartagena, tem 26 anos e está na terceira temporada deste ano no Brasil. Neste período venceu seis provas e em Recife conquistou seu melhor resultado, superando a companheira de equipe do Quênia e as principais corredoras do Brasil. Sua especialidade são os 1.500 m, em pista, prova da qual foi vice-campeã no Sul-Americano, disputado em julho, em sua cidade.
Edielza Guimarães também estava feliz com o terceiro lugar. "Tentei buscar as estrangeiras no final, mas não deu. De qualquer forma, o resultado foi ótimo e somei importantes pontos no ranking", explicou. Agora ela consolidou o terceiro lugar, atrás de Conceição Oliveira, que terminou em oitavo. A líder do ranking, Roselaine de Sousa Silva, chegou em sétimo.
A disputa na elite masculina foi ainda mais intensa do que na feminina. O grupo veio forte e quatro corredores se destacaram no km 8. Valdir de Oliveira forçou o ritmo e só conseguiu ultrapassar Altobeli da Silva nos últimos 500 metros para conquistar sua primeira vitória no Circuito Caixa nesta temporada. "O tubarão ataca novamente no Recife", brincou o campeão brasileiro de 2010, referindo-se ao seu apelido e não ao problema das praias da capital pernambucana.
Valdir passou a treinar com Gilmário Madureira, técnico e marido de Marily dos Santos, no início deste ano, e viu seus resultados melhorarem rapidamente. Foi segundo em Belo Horizonte e terceiro em Campo Grande, Salvador e Fortaleza. Nas últimas semanas ficou treinando na Bahia para se dedicar às duas etapas nordestinas do Circuito Caixa.
"O treino começou a encaixar e os resultados estão aparecendo. Não sei se consigo buscar o Giomar, que está bem à frente, mas vou lutar por outras vitórias no Circuito e quero terminar bem no ranking deste ano", completou Valdir, que conquistou a terceira vitória nacional em Recife – em 2011 ganhou o pernambucano Ubiratan José dos Santos e, no ano passado, Damião Ancelmo de Souza.
A terceira prova do Circuito Caixa realizada no Recife reuniu 2.800 participantes, 12% a mais do que no ano passado, e um número impressionante de "pipocas" (corredores que disputam a prova sem se inscrever). Esta questão vem sendo discutida entre os organizadores de corridas, porque esse pessoal pode comprometer a logística do evento, planejada em função do número de inscritos. As próximas etapas do Circuito Caixa, que é organizado pela HT Sports, serão em Curitiba, dia 29 deste mês, em Ribeirão Preto (1/10) e São Paulo (27/10), terminando em Brasília (24/11). Os assinantes da CR têm desconto de 10% nas inscrições. Resultados completos no site www.circuitocaixa.com.br.

Veja também

Leave a comment