Notícias Performance e Saúde André Savazoni 1 de agosto de 2019 (0) (305)

8 SEMANAS DE TREINAMENTO PARA A MARATONA DO SESC EM FOZ DO IGUAÇU

Por Tomaz Lourenço | tomaz@novosite.contrarelogio.com.br

A Maratona de Foz, dia 29 de setembro, é conhecida pelo seu percurso com muitas subidas e descidas, ótimo abastecimento e atendimento extremamente afetuoso e simpático da organização, a cargo do pessoal do SESC do Paraná. Sem contar ser uma das únicas a dar premiação em dinheiro aos melhores das faixas etárias, o que sempre atrai corredores competitivos e explica, em parte, o alto índice de ingresso no Ranking Brasileiro de Maratonistas, que chegou a 42% no ano passado, o mesmo de Porto Alegre e bem acima do verificado na de São Paulo (22%) e na do Rio (19%).

Corri a primeira edição, em 2007, então chamada Maratona das Águas, por sair da Usina Itaipu e chegar ao lado das Cataratas, percurso que se mantém. Agora, convidado pelo SESC, lá estarei de novo e para tanto começo na próxima terça (dia 6) o treinamento de 8 semanas, após ter corrido 28 km na SP City, onde pretendia completar os 42 km, mas acabei quebrando, talvez pelos dois dias de pé na feira da entrega dos kits.

Dessa forma, vou retomar a planilha que fiz em maio/junho/julho, mas agora concentrada em menos semanas, tendo como objetivo conseguir entrar no Ranking da CR, o que significa fechar em menos de 4h55, para a minha faixa etária de 70/74 anos.

Já há algum tempo meus treinos acontecem terças, quintas, sábados e domingos. Os dois primeiros no parque Villa-Lobos, a 5 km de casa, e os do fim de semana dentro de um condomínio no interior de SP, que tem um percurso interno de 3 km, cheio de sobe e desce.

Às terças, troto 5 km até o parque e lá faço tiros que variam de 1, 1,5 e 2 km, com caminhada de alguns minutos entre eles. Depois mais 5 km de volta para casa. Às quintas, no mesmo local, treinos de ritmo numa semana e longo na outra. Os primeiros começam com 10 km e chegam a 17 km (mais trote de 5 km de ida e volta ao parque), enquanto os 3 longos irão de 30 km (incluso a ida e volta) a 35 ou 37 km no dia 12/09. No dia 19, 15 km de ritmo, depois trotes até a maratona.

Essa planilha que pretendo cumprir em agosto/setembro pode servir de referência para corredores que também vão correr em Foz e que estejam com uma boa base, por terem corrido uma meia ou mesmo maratona em junho ou julho. Por essa razão, indico ritmos aproximados para outras duas metas.

Vale dizer que fiz treinamento semelhante (passado pelo articulista da CR Fernando Beltrami), com vistas a conseguir me qualificar para Boston na Maratona de Porto Alegre de 2016, e acabei voando na prova. Precisava completar abaixo de 4h23 e fechei em 4h03, correndo fácil.

Meta                Tiros            Ritmo         Trote 

Sub 4h00       5:00/km   5:30/km     6:00/km

Sub 4h30       5:10/km   5:40/km     6:20/km

Sub 5h00       5:20/km   5:50/km     6:40/km

Veja também

Leave a comment