Notícias André Savazoni 13 de julho de 2019 (0) (150)

Thiago Braz faz o quinto melhor salto do ano em Mônaco com 5,92 m

O campeão olímpico Thiago Braz obteve a melhor performance em 2019 no salto com vara nesta sexta-feira (dia 12), no Herculis Meeting Internacional de Atletismo, a etapa de Mônaco da Liga Diamante, no Estádio Louis II. A marca é a quinta melhor do mundo no Ranking da IAAF.

Em prova de nível técnico elevado, venceu o salto com vara em Mônaco o polonês Piotr Lisek, com 6,02 m, seguido pelo sueco Armand Duplants, com 5,92 m, mesma marca de Thiago, que assume a ponta do ranking brasileiro e sul-americano (estava em poder de Augusto Dutra que este ano já saltou 5,75 m).

O paulista de Marília Thiago Braz tinha como melhor marca o salto de 5,71 m obtido na etapa de Doha da Liga Diamante, no dia 3 de maio. Sua melhor marca pessoal é 6,03 m, recorde olímpico, de 2016.

“O Thiago vinha treinando bem, mas infelizmente a gente não conseguia adaptar as varas aos saltos. Como ele vinha progredindo muito bem fisicamente, aqui decidimos pegar varas fortes e ele conseguiu ir para a frente”, analisou o técnico Elson Miranda.

Thiago saltou com varas emprestadas em Estocolmo (SUE) e Lausanne (SUI), por problemas com os voos o seu equipamento não chegou aos meetings. “Esta era a última competição programada antes do Pan. Sabíamos que era um bom lugar para saltar, fazer a prova, ele estava confiante e para nós foi importante pelo resultado, mas porque ele encarou os 6 metros. Fez uma excelente tentativa e quase passou”, disse Elson. “O objetivo era fazer o Thiago ter confiança para poder fazer o seu salto e foi o que aconteceu.”

Thiago e Elson retornam a Fórmia, na Itália, para os últimos treinamentos antes da disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

SALTO TRIPLO. Almir Jr. ficou em sétimo no salto triplo em Mônaco, com 16,76 m. Os três primeiros colocados na prova foram Christian Taylor (17,82 m) e Will Clayde (17,75 m), dos Estados Unidos, e Pedro Pablo Pichardo (17,38 m), de Portugal. Almir ainda compete em Sotteville, na França, e na etapa de Londres da Liga Diamante antes de seguir para os Jogos Pan-Americanos de Lima.

Veja também

Leave a comment