Notícias Performance e Saúde Fernanda Paradizo 8 de julho de 2019 (0) (274)

10 motivos para não deixar a musculação de lado

Sabe aquele velho mito de que a musculação vai fazer você ficar mais lento e mais pesado? Esqueça. Já está mais do que comprovado que um bom programa de fortalecimento vai fazer você correr mais rápido, mais longe e com muito mais eficiência. Se ainda assim tem suas dúvidas, listamos aqui 10 motivos pelos quais você não deve deixar o trabalho de fortalecimento de lado.

1. Incluindo um programa de fortalecimento na seu de treino você consegue diminuir o risco de lesões, principalmente aquelas relacionadas a joelho, quadril e tornozelo, provocadas por esforço repetitivo.

2.  Como qualquer atividade aeróbia, a corrida é excelente para queimar gordura e reduzir peso. Se associada a um programa de musculação, os benefícios serão muito maiores. Isso porque estes exercícios vão aumentar sua massa magra e consequentemente acelerar seu metabolismo, ajudando-o a queimar mais calorias e diminuir seu percentual de gordura. E o resultado? Quanto mais leve, mais rápido.

3. Além de trabalhar toda a musculatura e as articulações de forma equilibrada, você fortalece partes do corpo que não utiliza na corrida, ganhando assim um tônus muscular mais bonito e um corpo muito mais saudável.

4. Quer ganhar velocidade e melhorar seu pace sem depender apenas daqueles treinos específicos de corrida, como intervalados, fracionados e ritmos? Um bom programa de fortalecimento pode fazer isso por você. Além de melhorar sua forma física em geral, em muito pouco tempo você vai sentir grande diferença e pode até comemorar novas marcas pessoais e recordes, em qualquer distância.

5. Se o seu problema é falta de agenda, saiba que não precisa de muito tempo para se beneficiar de um programa de fortalecimento. Apenas 20 minutos do seu dia, 2 ou 3 vezes na semana, já podem fazer grande diferença.

6. Suportar bem aqueles treinos mais longos e com altimetria diferenciada, cheio de subidas e descidas, que exigem força e resistência, não será mais problema para você. Afinal, você terá força nas pernas para aguentar qualquer tipo de trajeto e ainda pode ser dar bem naquele finalzinho de corrida ou treino em que necessita uma força extra para terminar em grande estilo.

7. Para quem não tem dinheiro ou tempo para encarar uma academia, muitos exercícios podem ser feitos em casa mesmo ou naquela academia simples do seu condomínio. Você pode comprar algunss itens básicos para ter em casa, como pesinhos e barras, e simular alguns treinos de força numa escada, em um banquinho ou até em um sofá.

8. Variar o ambiente de treino pode ser bom para quem está treinando arduamente para uma prova que esteja exigindo muito não apenas fisicamente mas também emocionalmente. Ver pessoas diferentes e ter contato com gente dos mais variados esportes pode ajudar a arejar sua cabeça.

9. Para quem está sem tempo de treinar, aquele dia que você não conseguiu ir para as ruas ou se encontrar com seu grupo de corrida para dar conta daquele treino de rodagem, é possível minimizar o tempo e fazer seu treino de corrida em esteira colado ao de musculação e não deixar sua planilha de treino passar em branco.

10. Se você está se recuperando de uma lesão ou tem alguma deficiência muscular que precise ser minimizado ou tratado, um bom profissional vai ajudá-lo a montar uma sequência de exercícios focada no seu problema.

Veja também

Leave a comment