Crédito da foto: Fernanda Paradizo
O queniano Eliud Kipchoge já tem local e data para tentar mais uma vez colocar em prática o plano de quebrar a barreira das 2 horas nos 42.195 m, a distância da maratona. Denominado “1h59 Challenge”, o projeto é patrocinado pela multinacional petroquímica Ineos.
A princípio, o dia marcado para o desafio será 12 de outubro, mas poderá ter alteração dependendo das condições meteorológicas e ser realizado até o dia 20 desse mês.
Desta vez, o palco escolhido será em Viena, na Áustria, onde o campeão olímpico do Rio-2016 e atual recordista mundial da maratona, com 2:01:39, conquistado em Berlim 2018, correrá em um circuito de 9,6 km, com uma pista rápida e plana, na zona de Prater Hauptallee, onde se acredita que as condições meteorológicas sejam favoráveis e sem variação.
O parque, que tem retas de 4,3 km, oferece a oportunidade de ter espectadores ao longo do trajeto, o que ajudaria o queniano a conseguir o objetivo.
Algumas estratégias serão reutilizadas para ajudar o queniano a alcançar, como uma carro de pacer para ajudar a cortar o vento e uma linha verde (laser) no chão para determinar o ritmo ideal. Isso não é permitido pelas regras da IAAF para homologar recordes, mas o próprio queniano foi enfático ao afirmar que não se trata de IAAF, mas sim de história. “Quero deixar um legado”, explica Kipchoge.
Esta será a segunda vez que Kipchoge encara o desafio. Em maio de 2017, ele ficou a 25 segundos do objetivo, em um evento realizado em Monza, na Itália, patrocinado pela Nike e denominado Breaking2.