Por Tomaz Lourenço | tomaz@novosite.contrarelogio.com.br
Com base nos resultados das maratonas de São Paulo, Brasília e Uberlândia, colocamos para consulta a primeira versão do Ranking Brasileiro de Maratonistas 2019. Basta clicar aqui para acessar o RANKING CR.
É uma classificação temporária, com as marcas das primeiras maratonas oficiais brasileiras. Em julho, as listagens serão atualizadas com os tempos das provas que ocorrerão em junho, ou seja, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Florianópolis. Apenas em dezembro, depois das últimas maratonas válidas (Curitiba e Manaus), o Ranking será finalizado. Vale lembrar que é considerado o melhor resultado obtido, no caso daqueles que completaram mais de uma maratona.
Todos os ranqueados terão direito a receber o Diploma de Maratonista, com nome, classificação na faixa etária, tempo e em que maratona brasileira conseguiram a marca. Os assinantes nada pagarão para receber o PDF do certificado, enquanto os demais terão que depositar R$ 25 ou se tornar assinante. Mas atenção: a solicitação do Diploma de Maratonista (pelo e-mail contato@novosite.contrarelogio.com.br) deve ocorrer apenas a partir de dezembro, após a finalização do Ranking.
Os que desejarem fazer alguma observação em relação às listagens (corrigir o nome, contestar o resultado, reclamar da não inclusão ou mesmo informar que aparece mais de uma vez) devem enviar mensagem para o e-mail citado acima.
O Ranking é seletivo, sendo necessário conseguir marcas abaixo dos tempos-limite (indicados nas listagens) de cada faixa etária/sexo, para ingresso. Valem apenas as maratonas oficiais brasileiras, são considerados os tempos líquidos e a idade em 31/12/2019.
PARTICIPAÇÃO DO CORREDOR. O objetivo de colocarmos versões parciais do Ranking, que irão sendo atualizadas no decorrer do ano, é para que os corredores possam acompanhar sua classificação na categoria de idade e, eventualmente, até nos ajudarem para que as listagens sejam as mais precisas possíveis.
Ainda em relação a esta primeira versão do Ranking, vale destacar o caso do assinante Alberto Boglioro Sirihal, de Belo Horizonte, que correu as três maratonas de abril e obteve índice em todas, sendo selecionado por sua melhor marca, 3:28:54, em Brasília. Já o assinante Lin Yu San, de São Bernardo do Campo, também decidiu fazer essas provas, mas não conseguiu ser ranqueado, sendo seu melhor resultado 5h26 em Uberlândia, que na listagem aparece como UDI.
Como curiosidade, Fabio Barbi obteve praticamente o mesmo tempo em São Paulo e Uberlândia, 3h31, assim como aconteceu com Patricia Vasconcelos, marcando 4h04 também nessas provas. Os segundos definiram com qual marca entraram no Ranking.
A tendência é que 1/3 dos 20 mil corredores que fazem maratonas no Brasil consigam ingressar no Ranking 2019. Em relação às três primeira provas do ano, os percentuais foram os seguintes:
MARATONA CONCLUINTES NO RANKING %
SÃO PAULO 4.133 926 22,4
BRASÍLIA 680 168 24,7
UBERLÂNDIA 234 86 36,7
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Onde encontro os tempos por idade para ingressar no ranking?
Gostaria de saber o ranking por faixa etária nos 5KM, 10KM e 21KM.
Altair Alves Andrade e-mail altair.andrade@yahoo.com.br