20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 7 de abril de 2019 (7) (155)

‘Estreantes’ dominam a 25ª edição da Maratona de São Paulo

Neste domingo (dia 7), o queniano Kimani Pharis Irungu, que tem qualificação bronze no ranking da IAAF, foi o vencedor da Maratona de São Paulo ao completar os 42 km em 2:18:32. A etíope Sifan Melaku Demise, atleta ouro no ranking, faturou a vitória no feminino, com o tempo de 2:35:03.

Os dois atletas africanos fizeram suas estreias na disputa da Maratona de São Paulo, com um grande resultado, e pretendem voltar em 2020, mesmo tendo sentido um pouco as fortes subidas do percurso.

Uma prova com ritmo intenso e puxado, e que contou com diversas subidas que exigiram bastante dos atletas, além de novidades no percurso, em razão da mudanças solicitadas pelos órgão públicos, de um dia abafado e com alta umidade, um pouco de garoa na largada e chegada e que terminou com o pódio totalmente dominado pelos estrangeiros, tanto no masculino, como no feminino. Assim pode ser resumida a 25ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, que contou pela primeira vez com o selo bronze da IAAF.

Ainda não se sabe o número oficial de concluintes na MSP. Na listagem disponível no site da Yescom, aparecem 3.347 resultados, mas no cabeçalho da listagem diz que ela engloba 3.925 nomes. Por outro lado, a listagem não segue uma ordem “entendível”, pois lá estão homens e mulheres, sem sequência de tempos, nem por ordem de idade. Além disso, resultados impossíveis também estão lá, ou seja, tempos na casa de 2 horas e menos de 10 minutos! Pelo movimento na feira e no visual no domingo, ficou patente a redução no número de participantes, pelo segundo ano seguido, levando a crer que a MSP poderá ser superada até pela de Porto Alegre este ano, além da do Rio (disparada a maior do país) e da SP City.

Veja também

7 Comments on “‘Estreantes’ dominam a 25ª edição da Maratona de São Paulo

  1. Na comemoração de sua 25ª edição e ainda contando pela primeira vez com o selo bronze da IAAF. a Yescom não poderia ter cometido erro pior na Maratona de São Paulo: erraram o percurso previsto no Km26 na R. Alvarenga próximo a entrada da USP!!
    Ao invés de entrarmos direto a esquerda como previsto no mapa do percurso, fomos em frente e retornamos pouco antes da ponte da Cidade Universitária, o que totalizou um percurso maior de aproximadamente 600m, o que torna os resultados tanto da elite quanto dos atletas amadores inválidos para fins de homologação de recordes e também ao ranking de maratonistas elabora por esta revista. Como podem depois da mudança de trajeto por motivo que com boa antecedência foi resolvido, não voltarem ao trajeto original (melhor) ainda cometerem um erro tão amador? Será com os fiscais da federação viram isso? Após outro corredor me mostra na chegada a grande diferença registrada em seu GPS (que nem sempre é muito preciso, ainda mais com os tuneis) resolvi medir todo o trajeto com ferramenta do google/maps e constatei o erro.

  2. Nenhuma cobertura da mídia para essa prova. Lamentável.

  3. Não dá pra dizer, desde já , que houve falha no orientação do percurso, tendo como base o mapa ilustrativo que colocaram na feira. Por outro lado, GPS marcar a mais é o normal, na medida em que os corredores nunca conseguem fazer o trajeto econômico realizado pelo medidor credenciado, de bicicleta, tangenciado perfeitamente, para conseguir a menor distância.
    De qualquer forma a revista vai entrar em contato com a organizadora para que se posicione a respeito.

  4. Olá Tomaz, tem razão em seus comentários, mas cabe ressaltar em relação ao meu comentário anterior que devido a dúvida que tive eu medi com cuidado pelo google/maps conforme o percurso previsto e realizando um tangenciamento mais adequado possível no trajeto previsto e se não fosse pelo vai e volta a mais não previsto na R. Alvarenga (km26) a distância estaria correta.

  5. Olhando o mapa no site, está exatamente como foi citado, seguindo em direção à ponte e voltando, para entrar na cidade universitária. Talvez o mapa que foi colocado na parte externa da feira tenha sido simplificado ou mesmo com essa diferença citada.

  6. Eles mudaram o trajeto neste ponto do mapa após a maratona e meu comentário aqui (imagino que tenham tido alguns questionamentos de outros corredores, etc). Apenas para demonstrar o que fiz, vou enviar um email com arquivo (word) com os prints de tela do computador que fiz com o roteiro oficial até então (Site Yescom – domingo 07/04/2019 17:00 – ver canto inf. das imagens) e minha medição no googlemaps. No km 26 é notória a modificação que fizeram (olhei o site depois de seu comentário). O porque de fazerem isso é duvidoso.

  7. Obs: é possível visualizar pelos prints do percurso oficial do site até então e minha medição pelo googlemaps que o km 26 praticamente coincide sem fazer o retorno não previsto.

Leave a comment