O triplista Almir Junior teve um grande início nesta temporada pré-olímpica, com vitória e índice. Na primeira competição do ano, o Doug Raymond Invitational Meeting, na Universidade de Kent, em Ohio (EUA), no domingo (dia 10), o brasileiro venceu o salto triplo com 17,46 m, segunda melhor marca no ranking mundial de 2019.
Com o resultado, Almir Junior ratificou o índice para o Mundial de Doha, no Catar (que é de 16,95 m), de 27 de setembro a 6 de outubro, e também fez o índice para os Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru (16,50 m), que terão disputas entre 26 de julho e 11 de agosto deste ano.
O brasileiro não competia há oito meses, mas disse ter seguido uma rotina forte de treinamentos. “Não teve parada nem para o Natal e Ano Novo. Mas não estou no meu 100% e ainda tenho espaço para melhorar, com calma”, afirmou, em entrevista à CBAt.
Almir Júnior chegou aos Estados Unidos no dia 2 de fevereiro para um camping com o treinador norte-americano da Universidade de Kent, Michael Schober, especialista em saltos horizontais, fruto de convênio entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Almir fará mais duas competições do USA Track & Field Meet Indoor Series 2019 – salta no Kent State Tune Up Meet, no próximo sábado (dia 16), em Ohio, e no Carson Meet Invitational, em Nevada, no dia 19.
“São competições de percurso, como parte da preparação. Temos de ir com calma e muita paciência, não acelerar o processo, para evitar frustração precoce e lesão. Vamos estar a ponto de melhorar, inclusive o recorde pessoal (17,53 m), lá no Pan e no Mundial”, disse o treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca.