A Corrida Internacional de São Silvestre, disputada nesta segunda-feira (dia 31), marcou o fim da equipe de atletismo do Cruzeiro, de Belo Horizonte, que contava, entre outros atletas, com Wellington Bezerra da Silva, Gilmar Silvestre Lopes e Valério Fabiano de Souza.
Wellington foi um dos grandes nomes do pedestrianismo do Brasil na temporada: foi campeão da 10 Milhas Garoto em Vitória (ES) e vice-campeão da Meia-Maratona do Rio. Além disso, ele foi o 11º na Maratona de Berlim (Alemanha), em setembro, com 2:13:43, terceira melhor marca do ranking nacional da distância.
No entanto, os bons resultados da equipe, uma das mais tradicionais do País em provas de rua e cross country, não garantiram a manutenção da equipe do Cruzeiro na próxima temporada. “Os atletas competiram na São Silvestre com o uniforme do Cruzeiro, mas o diretor Sergio Nonato já avisou que nosso departamento será desativado para 2019”, explicou o treinador Alexandre Minardi, em São Paulo, em entrevista à CBAt.
“Somos muito gratos ao Cruzeiro, eu especialmente porque estou no clube há 34 anos”, disse o treinador. “Mas sempre tenho a esperança de que mais uma vez vamos superar as adversidades e quem sabe manter a equipe”, completou Minardi. “Estamos tristes com o anúncio feito pelo clube, de que a equipe de Atletismo será desativada”, afirmou Wellington Bezerra.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, lamentou o fato. Warlindo lembrou que no começo do ano o esporte nacional perdeu a B3, várias vezes campeã do Troféu Brasil. “É de outra dimensão, é claro, mas quando falamos em corridas longas, na pista ou na rua, o Cruzeiro é uma referência”, disse o presidente da CBAt. “Há atletas na equipe que já defenderam a seleção brasileira em eventos mundiais, como o próprio Wellington, que representou o País no Mundial de Meia Maratona”, concluiu o dirigente.
Na história do clube, outros grandes nomes já vestiram a camisa azul do Cruzeiro, como Franck Caldeira de Almeida (campeão pan-americano da Maratona no Rio-2007), Valdenor dos Santos (quatro vezes vice-campeão da São Silvestre), Rômulo Wagner da Silva (que disputou a maratona na Olimpíada de Atenas em 2004), João Ferreira de Lima (João da Bota), Edielza dos Santos Guimarães, Roselaine Silva e o angolano João N Tiamba, entre muitos destaques.