A 35ª edição da Maratona de Barcelona, na Espanha, foi realizada no dia 16 de março. Além dos 42 km, na véspera ocorre uma corrida de 4 km, marcando uma confraternização entre os inscritos e acompanhantes. Neste ano, foram 17 mil corredores na maratona, com representantes de 80 países, sendo 29 brasileiros concluintes.
Escolhi a prova após uma longa pesquisa na internet. Entre as características positivas, estão o clima favorável (média entre 10°C e 16°C) e o percurso plano. Ou seja, seria um local perfeito para buscar o índice para Boston-2015. Mas não é só isso. Visualmente, os 42 km passam pelos principais pontos turísticos da cidade catalã, além de contar com facilidade de inscrição e uma organização impecável, com pontos de água, isotônico, esponja, frutas secas e gel de carboidrato de 5 em 5 km. A partir do km 20, esse intervalo entre os postos é reduzido para 2,5 km, em média.
Nos dois dias anteriores à competição, ocorre a Expo Sports, incluindo a Feira da Maratona de Barcelona na Plaza Espanya. Boa diversidade de expositores de artigos esportivos, suplementos, massagens e um estande da Asics, patrocinadora do evento, com artigos exclusivos e oficiais da corrida. O kit é simples, com uma camiseta dry fit, gel de carboidrato e o mapa do percurso. No sábado, participei da Breakfast Run 4 km, correndo bem leve, para soltar a musculatura, e aproveitei para almoçar na feira mesmo, pois eles oferecem a refeição.
No dia da disputa, o guarda-volumes é aberto às 6h e, no interior do espaço, há banheiros, além de mesa com isotônico e água. A prova larga às 8h30, com os participantes divididos em baias de ritmo, com marcadores de 3h00, 3h15, 3h30, 3h45 e 4h00. A opção em qual irá entrar é feita na hora da inscrição no site oficial, o www.zurichmaratobarcelona.es. A temperatura estava por volta dos 14°C no grande dia. Barcelona é uma cidade turística, um lugar que chama a atenção dos corredores pela beleza das obras do arquiteto catalão Gaudí. O que me impressionou também foi o grande apoio do público no percurso inteiro, que passa pelos principais pontos da cidade, como a Igreja da Sagrada Família, Arc de Triomf, La Pedrera, Plaça Catalunya e Camp Nou (Estádio do Barcelona), terminando na Plaça Espanya. Na chegada, ao passar pelo pórtico, há suporte para retirar o chip, além de água, isotônicos e sanduíches, com a entrega da esperada medalha.
MINHA PROVA – No começo fiquei um pouco apreensivo pelo ritmo de 4:20 por km que tinha definido, em função de meus treinos, e pensando se iria conseguir correr o itinerário todo assim. O vento que existia na largada foi embora, o que ajudou bastante. Passei no km 21 com 1h30, me sentindo bem e confiante na preparação que tinha feito.
Por volta do km 30, na altura de La Barceloneta (bairro "marinheiro" à beira-mar no Distrito Velho da cidade) estava com 2h09. Até pensei em apertar o ritmo para tentar fazer um sub 3h, mas fiquei com receio de quebra, apesar de naquele momento estar me sentindo bem. Na passagem do km 40, com 2h53, pensei somente em me concentrar e ver em quanto concluiria a prova. Estava cansado, mas a emoção e a adrenalina foram tomando conta de mim nesse final.
Ao entrar no último quilômetro, havia um cordão humano de torcedores, gritando palavras de apoio e incentivando demais. Passando pelo pórtico de chegada, comecei a chorar sozinho, como criança, com o sentimento de dever cumprido pelo resultado e pelo sonho realizado de conseguir o índice para Boston-2015 (3h05 na minha faixa etária), concluindo a maratona em 3:02:15. Ao receber a medalha, guardei-a como um tesouro. Passei o dia dando risada sozinho. Depois, na classificação oficial, ainda vi que tinha sido o melhor brasileiro em Barcelona. Queria agradecer a todos da assessoria Adriano Bastos pelo apoio e ajuda nesses meses de treinos e dedicação.
Na elite, o vencedor foi o etíope Abayu Getachew Girma com 2:10:45, seguido pelos quenianos Thomas Kiplagat Rono (2:12:12) e Boaz Kiprono (2:12:44). Entre as mulheres, dobradinha do Quênia, com vitória de Franshiah Nyamburra (2:32:26), seguida por Naomi Jepkogei (2:40:12). Em terceiro lugar, chegou a espanhola (catalã, como eles fazem questão de destacar) Hasna Bahom (2:45:26).
INSCRIÇÕES PARA 2015 – Pensa em correr Barcelona em 2015? Será disputada no dia 15 de março e as inscrições já estão abertas. Mas sem desespero, porque dá para garantir a participação até bem próximo da corrida (pelo regulamento o limite é no dia 6 de março do ano que vem). Os valores são 61 euros (para os primeiros 10 mil inscritos), 73 euros (de 10.001 a 17 mil participantes) e 84 euros (acima dos 17 mil inscritos).
* Quito Wolf é assinante de Itatiba, SP