Notícias André Savazoni 13 de dezembro de 2018 (0) (161)

Circuito Caixa atinge marca de 300 mil participantes em 15 anos

O Circuito de Corridas Caixa, mais tradicional série de provas de rua do Brasil, encerra a temporada de aniversário de 15 anos com muitos motivos para comemorar. Em 12 etapas, reuniu cerca de 20 mil atletas e arrecadou mais de 700 pares de tênis para associações assistenciais por meio do projeto Pegada do Bem e, mais importante, seguiu firme em sua missão de fomentar o esporte de alto rendimento e, ao mesmo tempo, valorizar sua importância como ferramenta de saúde, qualidade de vida e inclusão.

Criado em 2004, o circuito já recebeu 300 mil pessoas em 143 provas por todo o território nacional.

Com êxito alcançado em 15 anos de história, a temporada de 2019 está confirmada e o novo calendário será divulgado em breve pela HT Sports, responsável pela organização do evento desde a primeira edição (pode acompanhar por aqui, no site da Contra-Relógio, que informaremos as datas).

“O ano de 2018 foi muito produtivo e de fortes emoções com o aniversário de 15 anos de atividades ininterruptas do Circuito Caixa. Encerramos uma temporada especial com saldo extremamente positivo e só posso agradecer à Caixa pelo apoio incondicional por todo esse período e aos nossos parceiros Centauro e Indaiá. Já estamos focados em 2019 para continuar levando muito esporte e alegria pelas ruas das principais cidades e capitais do Brasil”, afirma Hélio Takai, diretor da HT Sports.

Com provas de 5 km e 10 km, em 2018, o Circuito Caixa passou por Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba, São Paulo, Brasília e Goiânia.

Outro fator relevante nesta temporada foi a inclusão dos portadores de diferentes tipos de deficiência. Neste ano, inclusive, houve uma ampliação das ações ao passar a integrar o calendário do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A parceria agregou quatro provas chanceladas pela entidade: Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e São Paulo. Vale lembrar que a participação de atletas com necessidades especiais é ampla, porque há aqueles que correm em busca de qualidade de vida ou sem participar do ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Ao longo das 12 etapas, o Circuito Caixa protagonizou um duelo particular entre brasileiros e africanos pelo lugar mais alto do pódio. Ao final da temporada, um empate, com vitória do Brasil entre os homens e hegemonia das estrangeiras entre as mulheres. Os resultados foram invertidos. Na categoria Elite 10 km Masculina, o placar aponta 8 x 4 para os brasileiros. Na feminina, também 8 x 4, mas para as quenianas, maioria entre as representantes da África na competição.

No quesito melhores marcas, 2 a 0 para os ‘brasucas’. Os atletas mais velozes da temporada de 2018 foram Giovani dos Santos, com 29:34, e Franciane dos Santos Moura, com 34:24, ambos na etapa de Belo Horizonte, dia 11 de maio, na primeira prova do ano.

Pegada do Bem – Criado há seis anos, o projeto Pegada do Bem já arrecadou mais de seis mil pares de tênis. Apenas em 2018, foram mais de 700 em 12 etapas do Circuito Caixa.

Veja também

Leave a comment