20 de setembro de 2024

Contato

Performance e Saúde admin 12 de outubro de 2014 (0) (303)

As 3 semanas anteriores a uma meia-maratona

Provas de 21 km estão proliferando pelo país, com várias na mesma data, como será no dia 1º de junho, em Salvador, Belo Horizonte e Pirenópolis, GO. E no domingo seguinte já haverá outra em Juiz de Fora. Então, fazemos aqui uma proposta, para se chegar bem no dia da corrida.
Polimento, na linguagem do treinamento esportivo, é um termo que se refere aos últimos preparativos para uma competição. Trata-se daquelas 3 ou 4 semanas anteriores ao evento há muito programado pelo corredor como o seu ponto alto da temporada.
Na corrida, o polimento tem como objetivo apurar o ritmo competitivo por meio de treinos específicos, principalmente aqueles que se utilizam do método fracionado.Fracionar o treinamento nada mais é do que fatiar uma distância competitiva e percorrer cada trecho em uma intensidade semelhante ao ritmo de competição ou até mesmo um pouco mais forte. Depois de cada esforço, é feita uma pausa para recuperação, hidratação, reposição energética, etc.

TREINO DURO. É certo que o corredor que não passou pelos processos básicos da preparação (aquisição da resistência e força geral, por exemplo), terá dificuldades em executar o método fracionado de modo a obter dele as vantagens que pode oferecer. O treino fracionado, portanto, é um dos últimos a ser incluído na planilha de preparação para uma competição, dada as suas elevadas exigências psicofisiológicas.
O calendário de competições nacionais de corridas de rua apresenta boas alternativas na distância de 21 km. Pensando nessas provas, idealizamos uma proposta de treinamento para as últimas 3 semanas anteriores à disputa, tendo como base o método fracionado e o aprimoramento do ritmo competitivo.
Aos corredores, um lembrete: o polimento será mais bem aproveitado por aqueles que estão treinando e competindo regularmente em 2014 e familiarizados com a distância em questão.
Além disso, outro requisito fundamental para quem pretende adotar esta planilha é ter uma marca recente na distância de 10 km, pois esta será o padrão de referência ao ritmo competitivo para os 21 km.

Veja também

Leave a comment