Notícias admin 12 de outubro de 2014 (0) (269)

Maratona de Honolulu: para correr ou caminhar

A Maratona de Honolulu proporciona aos participantes uma espetacular vista do Oceano Pacífico ao longo da famosa praia de Waikiki, com direito ainda a uma pequena escalada em direção ao vulcão Diamond Head. A prova larga no Ala Moana Boulevard, com o dia ainda escuro e com um fantástico festival de fogos, e chega no Kapiolani Park.
Honolulu é a capital desse arquipélago polinésio (anexado pelos Estados Unidos) e, como a maioria das capitais, carrega características de metrópole. Sendo assim, o trajeto oferece um cenário misto, em que as belezas naturais se misturam aos marcos urbanos da cidade. A chegada no Kapiolani Park, primeiro parque público do estado e uma das mais frequentadas áreas recreativas, fica bem próximo à cratera vulcânica do Diamond Head.
Ao longo do percurso, os corredores passam por vários marcos da cidade, como o Iolani Palace – o único palácio real dos Estados Unidos -, a estátua do herói Duke Kahanamoku surfando na praia de Waikiki e ainda a Igreja Kawaiahao, construída com blocos de coral nas proximidades dos recifes.
Conhecida como "friendly", ou seja, uma maratona amigável, a prova tem uma das médias de tempo de término mais lentas do mundo, com mais de 6 horas, em média! Ou seja, muita gente chega com mais de 10 horas. Por isso mesmo é uma excelente opção para corredores lentos e também aqueles que gostam de fazer os 42 km apenas caminhando ou mesmo alternando entre corrida e caminhada. Mas claro que aqueles que querem correr não ficarão desapontados.
Espere muito suporte ao longo do percurso e um grande número de japoneses (cerca de 60%) não somente na prova, mas também na torcida, apoiando os corredores até o final. O Japão fica relativamente perto de Honolulu.
Você não verá nenhuma outra cidade celebrar a vitória do campeão, que cruza a linha com cerca de 2h12, com o mesmo entusiasmo que celebra a chegada dos últimos colocados, com 14 ou 15 horas. Afinal, não há tempo-limite de término. Entre os participantes, há uma grande quantidade de membros das tropas militares norte-americanas. O Kapiolani Park é tomado por quase 50 mil pessoas, entre corredores e espectadores, para celebrar o final da competição.
Mesmo iniciando às 5h da manhã, o clima é quente e úmido. Afinal, o Havaí tem temperatura quente o ano todo. À medida que acorrida transcorre, o calor vai aumentando, podendo chegar a mais de 30 graus e com direito a muito vento, uma das características da região.
Como a largada acontece em local diferente da chegada, a organização disponibiliza ônibus (daqueles amarelos, do tipo escolar) aos participantes a partir das 2h da manhã, que saem do Honolulu Zoo em direção ao local de início, no Ala Moana Park, que fica a 10 km. O trajeto tem marcação em milhas e também em quilômetros, uma característica não muito comum nas provas em solo americano, que faz a marcação em quilômetro apenas a cada 5. Todos os corredores que cruzam a linha de chegada recebem junto com a medalha uma camiseta de concluinte.

SOBRE HONOLULU. O Havaí é com certeza o destino dos sonhos de muita gente. Esse arquipélago polinésio, localizado no meio do Oceano Pacífico e formado por oito ilhas de origem vulcânica, foi no passado palco de um dos acontecimentos marcantes e tristes da Segunda Guerra Mundial, quando a base militar de Pearl Harbor foi atacada por aviões japoneses, ferindo e matando muitos militares norte-americanos e motivando a entrada dos EUA no confronto. Apesar desse passado que remete aos tempos de guerra, hoje o arquipélago é muito mais lembrado pelos seus encantos naturais, que atraem turistas de várias partes do mundo.
Oahu, onde fica localizada a cidade de Honolulu, é a principal ilha do arquipélago e também a mais visitada. Apesar de não ser considerada a melhor opção para aproveitar todas as belezas que o Havaí oferece, há várias atrações bacanas para serem exploradas no local. Honolulu, a capital, é uma cidade grande, com todos os atributos de uma metrópole, como prédios, viadutos, pontes e trânsito, mas que não deixa também de ter seu clima praiano descontraído.
O sistema de transporte público é muito bom e você não encontrará problemas para se locomover. Para locais mais afastados, como trilhas, é melhor usar táxi, se não estiver motorizado. Caso pretenda alugar um carro, é bom saber que o trânsito em Honolulu é bem pesado, principalmente nos horários de pico. Os hotéis em Waikiki, melhor local para se hospedar em Honolulu, cobram diária de estacionamento, que podem variar entre 20 e 50 dólares.
A lendária praia de Waikiki é o grande cartão-postal da região e uma das mais famosas do mundo. Um passeio pela sua linda orla é imperdível. Ali você vai encontrar também uma grande variedade de lojas, todas concentradas longo da Kalakaua Ave.
Bem próximo a Waikiki, encontra-se a cratera do vulcão inativo Diamond Head, que é uma das atrações turísticas mais visitadas de Oahu e de onde será possível acessar o mirante e ter uma das mais belas visitas de Waikiki e Honolulu.
Quem estiver de carro não pode deixar de percorrer a estrada costeira de Oahu, que dá no North Shore, famosa praia de surfistas na costa norte da ilha. Até chegar ao local, você vai passar por vários mirantes e praias com visuais magníficos.
Não deixe também de dar um pulinho no Iolani Palace, único palácio real em solo norte-americano.
Outra atração imperdível é o Pearl Harbor Visitor Center, que atrai milhões de turistas anualmente,que querem conhecer um pouco da história do ataque japonês a esse porto. Além de assistir a um vídeo, você poderá visitar o USS Arizona Memorial, um submarino e um navio de guerra, da Segunda Grande Guerra.
Para compras, Oahu tem um dos maiores shoppings dos Estados Unidos, que é o Ala Moana Mall. Para preços mais acessíveis, Premium Outlet tem grande variedade de lojas e fica localizada a cerca de 30 minutos de carro de Waikiki.
Se gosta de praia, Oahu oferece outras possibilidades, como Haleiwa Beach Park, Waimea Bay, Sunset Beach, Kailua Bay e Kuhio Beach.

COMO CHEGAR. As principais companhias americanas fazem voos para Honolulu, como American Airlines, Continental, Delta e United, com paradas nas cidades de Houston, Dallas, Nova York e outras. O tempo de viagem é longo. Pode ultrapassar 24 horas, dependendo do voo que pegar. Portanto, programe-se para chegar pelo menos na quinta-feira para dar tempo de descansar um pouco mais e se adaptar ao fuso horário, que são de 7 horas a menos. A passagem também não sairá tão barata, principalmente na época do ano em que acontece a prova. Você vai pagar cerca de 1.800 dólares.

Veja também

Leave a comment