Sem categoria Redação 2 de setembro de 2018 (0) (81)

De olho em Boston

A 123º edição ocorre apenas em abril de 2019, mas as inscrições e a programação para a maratona têm de ser feitas neste mês; por isso, montamos um roteiro para quem vai ou planejar ir.

A Maratona de Boston exige, por vezes, anos de dedicação, planejamento e preparação. O tempo total desse objetivo depende de cada corredor. Uns conseguem o índice nas primeiras tentativas, outros vivem a frustração de um corte pelo novo sistema de qualificação e há corredores que buscam a realização do sonho por anos, com ou sem sucesso.

Feito o resultado necessário para estar na centenária maratona norte-americana, que a cada ano torna-se um sonho de consumo maior, a programação tem de começar agora no mês de setembro, sete meses antes da prova (sempre realizada na terceira segunda-feira de abril, o Dia do Patriota, feriado local), com o sistema de inscrições.

O cronograma de inscrições começa no dia 10 deste mês, lembrando que a janela para a obtenção dos tempos mínimos começou em 16 de setembro de 2017 e segue aberta até o término do período de inscrições deste ano (lembrando que, para a definição do índice, vale a idade no dia da prova, ou seja, em 15 de abril de 2019). Os mais rápidos têm direito de se inscrever antes, com base nos tempos estabelecidos para cada faixa etária.

Para quem tem dúvidas, as maratonas aceitas para Boston são as oficiais de cada país, com a chancela da confederação de atletismo local (no caso do Brasil, a CBAt, com a relação sendo a mesma que a do Ranking Brasileiro de Maratonistas elaborado pela revista.

 

CORTES. A questão importante é que não basta conseguir o índice, uma vez que desde 2012 está havendo um corte, devido à procura maior do que as vagas disponíveis; caso o processo vá até o último período de inscrições, a organização informa o corte, que é o mesmo para todas as faixas etárias. Para uma comparação, as reduções do índice até hoje foram as seguintes:

  • Para 2012, corte de 1:04
  • Para 2014, corte de 1:38
  • Para 2015, corte de 1:02
  • Para 2016, corte de 2:28
  • Para 2017, corte de 2:09
  • Para 2018, corte de 3:23

Em função desse detalhe, o ideal é a pessoa ter como meta conseguir fechar a maratona classificatória com 5 minutos a menos do que a qualificação exigida. O corte só não foi aplicado em 2013, porque houve uma mudança na tabela de índices, com redução de 5 minutos em cada um.

 

PROCESSO. A programação de inscrições é a seguinte:

  • Nos dias 10 e 11, poderão se inscrever quem tem tempo 20 minutos ou menos do índice.
  • Nos dias 12 e 13, os que têm 10 minutos ou menos.
  • Sobrando vagas, o processo segue nos dias 14 e 15 (5 minutos ou menos).
  • A segunda semana de inscrições começa no dia 17 (sempre lembrando que se todas as vagas forem preenchidas antes, o sistema é fechado), valendo para todos que tenham índice. O sistema será fechado no dia 19, quando serão analisados os dados e informado se haverá corte ou não (durante todo o processo, no site oficial e redes sociais da BAA, saem informativos diários sobre o tema). Lembrando que o valor da inscrição (cerca de 250 dólares) só é debitado do cartão caso a inscrição seja aprovada.

 

HOSPEDAGEM. Outro ponto importante é fazer a reserva da hospedagem desde já. Os valores são bem caros (a cidade é pequena e as opções menores do que em comparação a Nova York, Berlim e Paris, por exemplo). Os melhores e mais baratos quartos acabam rapidamente. A dica é reservar hotéis ou apartamentos com cancelamento gratuito (dessa forma, caso não seja aceito…). Em relação aos voos, a “corrida” não precisa ser tão grande, pois os preços melhores surgem no começo de 2019. Além disso, há a possibilidade de voar para Nova York e, então, ir de ônibus ou trem até Boston.

 

Acompanhe pelo novo site da CR

Ao longo deste mês, iremos acompanhar e publicar todas as informações do processo de inscrições da Maratona de Boston (inclusive dos cortes por faixas etárias, quando definidos) no novo site da revista (www.contrarelogio.com.br). Fique atendo a todos os detalhes. Queremos, também, publicar histórias de quem se qualificou para Boston. Conseguiu a vaga? Mande então e-mail para andre@novosite.contrarelogio.com.br, contando os detalhes sobre porque decidiu ir a Boston, se será a primeira vez (ou quantas vezes já foi), por quanto tempo buscou o índice, onde fez, com qual tempo e qual a expectativa para a prova de 2019. Não esqueça também de enviar uma foto em boa definição. Vamos publicar as histórias para motivar quem está em busca da qualificação ou sonha futuramente estar cruzando a famosa finish line na Bolyston Street e, depois, desfilando com a medalha do unicórnio no peito.

Veja também

Leave a comment