Notícias André Savazoni 26 de novembro de 2018 (0) (204)

Brasileiros mantêm a hegemonia em Brasília no Circuito Caixa

A etapa de Brasília do Circuito Caixa confirmou a hegemonia brasileira nos 10 km no masculino. Neste domingo (dia 25), Damião Ancelmo de Souza foi o mais veloz para garantir a vitória em uma acirrada disputa com Wellington Bezerra da Silva, decidida apenas nos metros finais.

A dobradinha verde-amarela no Distrito Federal leva o placar da rivalidade entre atletas do Brasil e África para sete a quatro. Como falta apenas uma corrida para o fim da temporada 2018 da mais tradicional série de provas de rua do País (Goiânia , dia 8 de dezembro), os estrangeiros não têm mais chances de alcançar os pratas da casa.

“Foi uma prova legal, disputada debaixo de chuva. Procurei trabalhar bem o ritmo desde o início para não travar no final. Lutamos, eu e o Wellington e estou feliz com a vitória. Parabéns para nós, brasileiros, que chegamos na frente aqui na capital do Brasil”, afirmou o campeão Damião. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 30:19, apenas dois segundos à frente de Wellington, que fez 30:21.

O queniano Nicolas Kipkorir Chelino terminou em terceiro (30:28). Completaram o pódio Gilberto Silvestre Lopes (30:34) e o português Alberto Casimiro da Costa Paulo (30:43).

Entre as mulheres, o placar entre Brasil e África agora está em oito a três para as estrangeiras. Melhor para a queniana Sharon Chelimo Arusho, campeão dos 10 km com o tempo de 35:54. Cruz Nonata da Silva chegou em segundo lugar, com 36:27.

“Não gosto de correr com chuva, então, não foi uma prova muito fácil. Mas o percurso não foi tão complicado. Passei junto com a queniana até o quilômetro três e o ritmo não estava tão forte, mas a partir daí ela começou a abrir. Mas lutei até o final e estou feliz com o resultado”, disse Cruz Nonata.

O restante do pódio foi todo do Brasil, com, Roselene Alves de Oliveira (37:16), Simone Ponte Ferraz (37:33) e Rosiane Xavier dos Santos (38:34).

A largada do Circuito Caixa foi em frente ao Palácio do Buriti e a chuva não apagou o ânimo dos milhares de corredores que encararam os percursos de 5 km e 10 km, além de caminhada de 5 km. Quem ajudou a manter o alto astral foi a campeã olímpica Maurren Maggi. A medalhista de ouro no salto em distância nos Jogos de Pequim/2008 deu a largada e depois participou da cerimônia de premiação.

Veja também

Leave a comment