Notícias admin 12 de outubro de 2014 (0) (133)

Tribuna 10 Km empolga e promete novidades em 2015

A Tribuna 10 km, realizada tradicionalmente sempre no terceiro domingo de maio, consolidou-se de vez nesta temporada como a principal competição da distância na América do Sul. Em termos de concluintes, no Brasil, fica atrás somente da São Silvestre (sem contar revezamentos). Foram 17.481 em Santos (10.492 homens, 6.954 mulheres, 1 cadeirante, 27 deficientes físicos no masculino e 7 no feminino). Para 2015, os organizadores já preparam a festa da 30ª corrida, prometendo novidades, para o dia 17 de maio do próximo ano, mas sem antecipar os detalhes.
Na 29ª edição, disputada no dia 18 de maio passado, a organização novamente destacou-se. É muita gente (foram 20 mil inscritos) e por isso os primeiros quilômetros são um pouco congestionados. Mas as avenidas largas, a separação por ritmo na largada (elite, premium, elite B e mais três baias), assim como 3 largadas com bom intervalo de tempo entre elas, ajudam na dispersão.
A reportagem da CR conversou com corredores de diversos níveis e tempos de conclusão, e todos citaram a boa hidratação com água gelada nos quatro postos, nos km 2, 4, 6 e 8. Houve, ainda, três locais com música ao longo do percurso, além da grande participação popular, principalmente nos dois quilômetros finais, na avenida da praia. E a grande festa é garantida, sobretudo, com os famosos "pelotões", os grupos de empresas, associações e academias que dominam as inscrições.
Outro fator que chama a atenção é a fluidez na entrega dos kits, mesmo com 20 mil inscritos. Neste ano, houve duas possibilidades: receber o material em casa (mediante opção na inscrição e pagamento do frete) ou retirar em Santos entre quinta e sábado. A reportagem, como ocorre anualmente, esteve na manhã de sábado no local e em menos de dez minutos retirou três kits, com atendimento cordial. Diversos outros corredores ouvidos comentaram o mesmo ponto positivo nos três dias.

SOLONIE E NONATA. Na disputa em si, os brasileiros tiveram um ótimo desempenho. Solonei Rocha da Silva terminou em terceiro lugar, com o recorde pessoal de 28:50, atrás apenas dos quenianos Joseph Aperumoi (28:17) e Stanley Koech (28:47). "É a primeira vez que corro abaixo dos 29 minutos e estou muito feliz. Sou maratonista, estou melhorando a minha passagem nos 10 km, mas no início da prova é difícil, porque o pessoal sai muito forte. Fui buscando aos poucos e no km 7 encostei no grupo da frente e vim disputando a terceira colocação. Cheguei muito perto do segundo e para mim foi gratificante esse resultado", afirmou Solonei. "Em minha opinião, essa competição são os melhores 10 km do Brasil, pelos atletas que correm aqui. Eu tenho muito a melhorar ainda, estou numa crescente e não vai parar por aqui", acrescentou Solonei, que chegou à frente do tanzaniano Eliya Daudi Sidame. O quinto colocado foi outro brasileiro, Robson de Lima.
No feminino, terceira posição também para Cruz Nonata da Silva, que repetiu as boas atuações nas últimas quatro edições – foi terceira também em 2010, 2011 e 2012 e quarta no ano passado, atrás somente de quenianas. "A prova foi forte para todas. Tentei acompanhar as estrangeiras, mas no quarto quilômetro elas deram um sprint e não consegui ir", contou Cruz, que completou os 10 km em 33:19. A dobradinha foi das quenianas Nancy Jepkosgei Kipron (32:13) e Delvine Meringor (32:21). Veja os resultados completos em www.triesportes.com.br.

30ª EDIÇÃO. A próxima Tribuna 10 km marcará os 30 anos do evento. "Vamos avaliar o que deu certo, o que podemos melhorar e em 2015 vai ser uma festa. Teremos novidades, mas ainda não podemos adiantar", anunciou o diretor presidente de A Tribuna, e igualmente corredor, Marcos Clemente Santini. "Novamente a população veio para as ruas, para incentivar os competidores e foi uma alegria geral. Todo mundo feliz em correr essa prova e eu também por ter organizado."
Uma sugestão da Contra-Relógio para os próximos anos é tentar envolver ainda mais a cidade de Santos, com promoções e pratos especiais para almoços e jantares nos restaurantes santistas, acordos com hotéis para preços diferenciados para os corredores e talvez uma divisão em elite B e C, aumentando o número de corredores e favorecendo os mais rápidos, pois a característica da Tribuna é favorável à obtenção de recordes pessoais. Na parte de cronometragem, colocar um tapete com a divulgação do tempo no km 5 também seria bem interessante.

Veja também

Leave a comment