20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria admin 14 de janeiro de 2013 (0) (223)

Cinco semanas para bater seu recorde nos 10 km

O período é de temperaturas mais elevadas, mas nada de desânimo. É possível alcançar um recorde pessoal nos 10 km e, de quebra, ser sub 40 ou sub 50, podendo desfilar com a camisa do Desafio Caixa-CR. Pedimos ao técnico de corrida João Noya, da Cia Athletica, de São Paulo, para montar duas planilhas para dar um parâmetro aos leitores. Ele contou com o auxílio do fisiologista do exercício André Almeida, da Inforfisic.

São cinco semanas de treinamento, visando a uma prova-alvo de 10 km em dezembro. Deixamos a escolha a critério de cada um – há competições por todo o país. Para encaixar a planilha, é só pegar o dia da prova, contar cinco semanas para trás e começar a treinar. Lembrando que a preparação não é para iniciantes, ou seja, foi pensada (tanto no sub 40 quanto no sub 50) para corredores com um passado em provas de 10 km ou outras distâncias maiores.

"Considerando que a ideia é fazer uma preparação final de apenas cinco semanas para um grande resultado nos 10 km, tentamos aperfeiçoar ao máximo a periodização, considerando que esse tempo forma um período pré-competitivo ou específico, momento adequado para incrementarmos a intensidade dos treinos com a diminuição do volume", explica João Noya.

Sempre é possível também analisar e fazer algumas adaptações pessoais na planilha, conforme o seu ritmo, principalmente depois da primeira semana, avaliando se está muito forte ou fraca, com base em sua percepção de esforço.

 

REPERCUSSÃO. Muitos desafiantes, porém, não precisam mais de ajuda para bater seus recordes. Estão realizados na corrida, com a meta alcançada. "Esse Desafio Caixa-CR foi muito importante para eu retomar os treinos de uma maneira planejada, focada e com muita determinação. Estava parado há dois meses e voltar é sempre muito complicado. Meus parabéns, continuem promovendo novidades nesse esporte de que tanto gostamos", afirmou Vladimir Melo, do Recife, que conseguiu o sub 50, ao completar uma prova oficial de 10 km em 49:42.

Thiago André de Castro, de Curitiba, precisou de paciência e força de vontade para ser um sub 40. "O Desafio foi importante para me motivar, treinar mais e atingir o objetivo. Obtive o tempo em abril, mas logo na sequência me lesionei e fui obrigado a diminuir o ritmo dos treinos durante dois meses", explicou. "Somente em setembro consegui novamente a marca, mas ainda não estava satisfeito, queria mais um sub 40 e tentei no Circuito Caixa em Curitiba, onde consegui com muito esforço, pois o percurso é considerado difícil, com muitas subidas. Hoje posso dizer que sou um sub 40 de verdade. E agora os meus objetivos são sub 39, 38 e aí vai… Valeu, Contra-Relógio, por esse grande incentivo aos amadores competitivos como eu!"

Hélio Shiino, do Rio de Janeiro, completou os 10 km em 49:31 e já desfila com a camisa Sub. "É engraçado como a gente acaba virando referência de ritmo só porque estamos com a camiseta do Desafio Caixa-CR.  Recentemente, um corredor tentou me acompanhar, fazendo algumas voltas comigo, mas acabou tendo que desistir depois de 5 km."

Planilha sub 50

Planilha sub 40

Veja também

Leave a comment