Normalmente, quando chega o mês de outubro, começamos a ver os enfeites de Natal, surgem as conversas e os preparativos sobre as festas de fim de ano, e os comentários de como o ano passou voando. No Desafio CAIXA-Contra-Relógio nos 10 km não é diferente. Entramos definitivamente na reta final para ser sub 40 ou sub 50 ainda em 2012. Restam três meses de esforço, treinamento e um pouco de sorte, já que com a proximidade do verão e o consequente aumento das temperaturas em todo o país, a exigência será ainda maior. Uma boa opção neste mês são as duas etapas do Circuito Caixa, dia 14 em São Paulo e dia 21 em Ribeirão Preto, sem contar a de 11 de novembro em Brasília.
Mas há quem não esteja preocupado com essa correria. "É com muita alegria que comunico que consegui atingir a meta do Desafio Sub 40. A conquista veio no horrível Circuito das Estações Adidas – Etapa Primavera de Curitiba", afirmou André Murilo Berlesi, morador da capital paranaense. "Após bater duas vezes na trave, o que sobrou foi esta prova. Ela seria minha última tentativa do ano, tendo em vista que já iniciei os treinamentos para a Maratona de Curitiba, em novembro. Meu tempo foi de 39:53 e de lambuja ainda fiquei em 3º na classificação por faixa etária, pena que esta prova não valorize aqueles que buscam ‘performance'", disse o corredor.
Segundo André, a largada dos 5 km foi realizada juntamente com a dos 10 km, porém o percurso é diferente. "Nos últimos 2,5 km o pessoal mais lento dos 5 km ‘se junta' aos mais rápidos dos 10 km e aí você imagina no que dá. Era cachorro, crianças com bicicletas, ‘paredões' formados por grupos de até oito pessoas conversando/trotando e por aí vai, sem contar que no meio do último km existe um vaivém que embola tudo", explicou. "Mas tudo isso não foi suficiente para tirar a minha satisfação ao terminar prova. Aprendi muito com este Desafio. Obrigado a todos da Contra-Relógio."
Outro desafiante de sucesso é Antônio Rita dos Santos Neto, de Maceió. "Depois de muito treino, finalmente consegui o meu tempo abaixo de 40 minutos – 39:13 na Corrida Qualidade Caixa, etapa de Maceió. Ao tempo em que parabenizo esta revista pela brilhante iniciativa, solicito o registro do meu tempo e o envio da minha camisa tamanho P, que será exibida com muito orgulho."
Exemplo de superação, o morador de Porto Alegre Sirlesio Carboni Jr. também tem muito a comemorar. "Estou escrevendo com extrema satisfação para informar que atingi a meta dos 10 km sub 40. Entrei no mundo das corridas há pouco mais de dois anos. Após uma vida de muito sedentarismo, decidi que estava na hora de me mexer, sempre apoiado pela minha esposa e família", contou. "Emagreci nove quilos nesse processo, começando com as provas de 5 km, depois 10 km, 10 milhas, meia-maratona, até a minha primeira maratona, a de Porto Alegre deste ano, que completei com muita alegria, em 3h32", disse.
Depois dos 42 km, Sirlesio dedicou-se exclusivamente para o Desafio CAIXA-CR. "Tinha uma marca de 40:37, obtida no dia 4 de março deste ano. Precisava ganhar velocidade para vencer estes 37 segundos que parecem pouco, mas na verdade se tornam uma eternidade quando se está correndo no limite. Após vários treinos de velocidade, investi numa prova-teste, do Sesc-RS, em Torres, no dia 5 de agosto. Estava no ritmo certo, mas a prova acabou com 9,6 km (em 37:59), o que me frustrou um pouco, mas após ver os dados do Garmin, vi que estava no caminho certo", afirmou. "E finalmente no dia 19 de agosto corri a prova da Adidas Primavera em Porto Alegre, sob um calor anormal para a cidade nesta época do ano. Consegui manter o ritmo estimado para a primeira metade e perdi somente pouco tempo na segunda parte, o que me garantiu a marca de 39:31 no final, que compartilho aqui com vocês agora."
Quem também ganhou uma motivação extra foi Márcia Amaro Marques de Almeida, de Florianópolis. Ela obteve o Sub 50 em abril, na Track&Field da capital catarinense, ao completar os 10 km em 49:55, só informando à revista no mês de setembro, quando o prêmio foi enviado pelos Correios. "Essa camisa vem em boa hora, pois ando desanimada por causa de uma lesão na banda iliotibial (já estou melhor agora) e estou precisando de incentivos para voltar a treinar com ânimo."
PRAZO. Lembrando que os participantes têm até o final de dezembro para bater suas marcas pessoais em uma prova com percurso aferido de 10 km. Tem de ser ainda em 2012. Quem já atingiu o tempo exigido (sub 40 ou sub 50) e ainda não entrou em contato com a revista deve enviar um e-mail para desafio@novosite.contrarelogio.com.br, informando o tempo feito e em qual prova, para receber então as informações de como receber a camiseta – na sede da Contra-Relógio em São Paulo ou pelos Correios.
Eventualmente, os desafiantes de sucesso podem receber a camisa nas entregas de kit com a presença da equipe da Contra-Relógio. Fique sempre atento às informações no Blog da CR, no site da revista (www.contrarelogio.com.br).