Notícias André Savazoni 20 de julho de 2018 (0) (175)

Caio Bonfim é suspenso até setembro por doping na marcha atlética

Caio Bonfim, de 27 anos, destaque do Brasil na marcha atlética, está suspenso até o dia 1º de setembro por doping. A punição é de 6 meses e começou em 1º de março, conforme informação divulgada nesta sexta-feira (dia 20).

O atleta testou positivo em exame antidoping nos dias 28 e 30 de maio de 2017, antes de participar de uma competição da Copa do Mundo em La Coruña, na Espanha. Ele foi sexto colocado no evento.

A suspensão foi causada pelo uso do diurético Bumetanida, proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e que gera suspensões de seis meses a quatro anos, dependendo do caso. Os diuréticos são indicados como doping por mascarar o uso de outras substâncias ilegais.

Apesar da pena, Caio Bonfim não perdeu a medalha de bronze conquistada no Mundial de Atletismo realizado em agosto do ano passado. Antes, nos Jogos do Rio-2016, ele havia se destacado com a quarta colocação.

Caio Bonfim recebeu a notificação em julho de 2017. Alegou, então, na defesa, a contaminação cruzada em um dos suplementos utilizados. Com isso, pode competir normalmente até a aplicação da pena.

Com uma lesão no quinto metatarso do pé esquerdo, Caio Bonfim não vem competindo atualmente.

Veja também

Leave a comment