O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio anunciou os percursos tanto da maratona quanto dos 20 km e dos 50 km da marcha atlética para a edição de 2020.
Os trajetos percorrerão o coração de Tóquio (a maior área metropolitana do mundo com uma população de quase 35 milhões) e visitarão alguns dos marcos mais emblemáticos da capital japonesa, proporcionando uma experiência inesquecível aos atletas, bem como para os espectadores nas ruas e o público em todo o mundo.
A maratona passará pelos bairros modernos e tradicionais da capital japonesa, começando e terminando no Estádio Olímpico. Estarão presentes ao longo dos 42.195 m, entre outros pontos, o Kaminarimon (“Portão do Trovão”) em Asakusa, guardado pelas divindades do vento e do trovão; o Palácio Imperial, a residência principal do imperador do Japão; a sofisticada Chuo Street de Ginza; o templo de Zojoji, com o marco da Torre de Tóquio como pano de fundo; e a ponte Nihombashi, o centro histórico da capital japonesa.
O clímax de Tóquio-2020 será a reta final dentro do estádio olímpico que, com certeza, estará lotado.