O brasileiro Marílson Gomes dos Santos está entre as estrelas de elite da Meia-Maratona de Nova York, no próximo domingo, às 7h30 (8h30 no horário de Brasília). Ao lado dele, os norte-americanos Meb Keflezighi (vencedor da seletiva dos EUA para Londres-2012), Dathan Ritzenhein e Scott Bauhs; os quenianos Peter Kirui e Wesley Korir (vice-campeão de Chicago em 2011) e o etíope Deriba Merga, entre outros.
Muito respeitado nos Estados Unidos pelo bicampeonato da Maratona de Nova York (2006 e 2008) e por ter ficado entre os top 10 outras duas vezes, Marílson usará a meia-maratona como preparação para a Maratona de Londres, no dia 22 de abril, onde em 2011 obteve o quarto lugar com o melhor tempo da carreira: 2:06:34. “No ano passado, a meia de Nova York me preparou bem para o recorde pessoal em Londres. Estou esperando ser ainda mais rápido em ambas as corridas neste importante ano olímpico”, disse o brasileiro, que sonha com o recorde sul-americano dos 42 km, de Ronaldo da Costa, 2:06:05, conseguido em Berlim-1998.
No feminino, a disputa promete ser a mais equilibrada das últimas temporadas. Atual campeã e recordista do percurso com 1:08:51, a queniana Carolina Rotich está entre as favoritas. Terá a companhia da etíope Firehiwot Dado, vencedora da Maratona de Nova York de 2011. Kim Smith, da Nova Zelândia, com recorde pessoal de 1:07:11, correrá pela primeira vez nos Estados Unidos.
Pelo lado norte-americano, estarão presentes Kara Goucher e Desiree Davila (integrantes da equipe olímpica na maratona), Janet Cherobon-Bawcom, Julie Culley, Jeannette Faber, e Stephanie Pezzullo.
Organizada pela New York Road Runners (NYRR), foram 26.797 interessados em correr a 7ª edição da meia-maratona, mas devido ao limite imposto pelo percurso, apenas 15 mil largam. No total, há 52% de mulheres e 231 brasileiros inscritos. Haverá transmissão ao vivo no site da NYRR. A premiação total é de US$ 100 mil, sendo US$ 20 mil para os campeões.
“O grupo de estrelas brilha ainda mais forte com os acréscimos de Caroline, Firehiwot e Kim no lado das mulheres, Marílson no dos homens, e uma série de outros notáveis internacionais”, disse Mary Wittenberg, presidente da NYRR. “Em um ano olímpico, a Meia de Nova-York trará uma prévia emocionante na caminhada rumo a Londres-2012”, prevê.
Ouça mais sobre a Meia de Nova York, incluindo uma entrevista com o técnico Adauto Domingues, na edição desta semana do podcast Contra-Relógio no Ar. Leia a cobertura sobre a prova na edição de abril da Contra-Relógio.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Marilson é melhor fundista a nível internacional que temos.
Essa prova será muito importante para ele.
Vitória é difícil. Field muito forte.
Prova fantástica, bom se o canal Sportv ou ESPN transmitissem ao vivo….
e tanto no masculino como no feminino, só feras, vai ser realmente uma grande prova.
Força ao Marilson!
E nenhuma atleta elite brasileira no feminino? é uma pena….
Qual o horario da transmissão da prova?
—————————-
Gutemberg, a largada é às 7h30, horário de Nova York, 8h30 aqui no Brasil.