20 de setembro de 2024

Contato

Performance e Saúde Redação 9 de agosto de 2012 (9) (78)

Dieta paleolítica para o corredor

Vivemos em um mundo de possibilidades, inclusive alimentares. Uma ida ao supermercado é capaz de deixar qualquer um confuso. Como escolher entre tantas opções? Entre tantas marcas? A indústria alimentícia trouxe praticidade à vida das pessoas, criou soluções para reduzir o tempo que passamos na cozinha e para diminuir a quantidade de gordura e açúcar de muitos alimentos. Contudo, o que se observa é que tais soluções não foram capazes de minimizar uma série de problemas de saúde. Os brasileiros estão cada vez mais gordos, em todas as faixas etárias e classes sociais, e doenças como diabetes, hipertensão e diversos tipos de câncer são cada vez mais comuns.

Adeptos da dieta paleolítica ou dieta do paleolítico advogam que devemos voltar às origens, pois o ser humano não foi programado para consumir alimentos industrializados, os quais veiculam corantes, conservantes, aditivos alimentares, adoçantes e outros compostos prejudiciais à saúde. De acordo com os defensores da dieta paleolítica, devemos nos inspirar em nossos ancestrais da idade da pedra e adotar uma alimentação orgânica, rica em frutas, verduras, raízes, sementes, ovos e carnes de caça.

Alimentos que não faziam parte da dieta naquele período ou até de milhares de anos depois são excluídos: açúcar ou quaisquer alimentos adoçados, laticínios e suplementos a base de leite (como o whey protein), cereais e preparações a base de cereais (como pães e biscoitos), leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha, grão de bico) e, obviamente, todos os industrializados.

Como pontos positivos da dieta paleolítica destacam-se o alto teor de proteínas, vitaminas, minerais, fitoquímicos, fibras, gordura mono e poli-insaturada, baixo teor de sódio e açúcar.

Como pontos negativos estão a restrição de fontes de carboidratos que fazem parte da cultura alimentar de diversos povos e que fornecem energia para as corridas, como arroz, quinua, chia e aveia. Além disso, quantidades diminuídas de carboidrato ou energia na dieta podem gerar perda de massa magra, diminuição na produção de hormônios relacionados ao bem estar, como a serotonina. Também é importante ficar de olho no consumo de cálcio para não prejudicar a contração muscular nem diminuir a massa óssea. No caso da exclusão completa dos leites e derivados, recomenda-se o uso de suplementos de cálcio.

 

SUGESTÕES DE PROTEÍNAS:

– Peixes – como atum, salmão, sardinhas – e frutos do mar

– Ovos cozidos

– Frango ou carne grelhados

OPÇÕES DE CARBOIDRATOS

– Batata doce, cenoura, beterraba, abóbora e outros vegetais em abundância

– Frutas em geral

OPÇÕES DE GORDURA

– Óleo de coco

– Coco

– Castanhas e outras sementes

– Azeite

– Abacate

– Açaí

Alguns seguidores, especialmente quando muito fisicamente ativos, não são tão radicais e recorrem ao consumo de laticínios e alguns cereais. Esta é uma boa opção para aqueles que querem substituir alimentos menos saudáveis (como doces, bolos, pizzas, refrigerantes, sucos industrializados) por melhores opções. A dica é: se for reduzir seu consumo de cereais, vá com calma para não prejudicar demais seus treinos. Ao mesmo tempo, siga aumentando o consumo de frutas e verduras. E evite as frituras, dica que serve para todo mundo.

Sugestão de cardápio

 

Veja também

9 Comments on “Dieta paleolítica para o corredor

  1. Não nego alguns méritos da dieta. O principal: questionar o Nutrição oficial.

    O problema é que tem muita imaginação aí. Imaginam como o ser humano de x mil anos atrás comia e fazem uma dieta. Vejam este comunicado de arqueologistas:

    http://hells-ditch.com/2012/08/archaeologists-officially-declare-collective-sigh-over-paleo-diet/

    ————

    Esse comunicado de arqueologistas não existe, Adolfo. Acho que você não leu o final do texto: “To avoid further confusion: this is a work of fiction. The experts do not exist. Their arguments, however, most surely do.”

    Abs

    Sergio

  2. A cada dia surgem 10 novas dietas milagrosas!!!! Querem uma dieta realmente eficaz? É simples:

    Comam, sempre, o que for BOM, numa boa quantidade…

    Pizza? tá de sacanagem que pizza faz mal? é o melhor alimento do mundo \o/!!!!

    Querem saúde, emagrecer e ser feliz? Corram…

    Até os gordinhos como eu conseguem correr hehehehehe

  3. AHAHHHHHHHHHHHHH
    Já estava esquecendo!!!

    Um futuro ex-gordinho, pois desde que comecei a correr (07 meses), já eliminei 9 quilos de pura gordura!!!! uhuuuuu

  4. Pois é, só percebi que era fake depois. Mesmo assim, acho que tem muita imaginação na dieta Paleo. Mas vale a pena experimentar!

  5. Aí o cara vai almoçar no serv-serv (self service) e pensa, hoje vou ser paleolítico. Pega uma carne de javali ou de carneiro. Um pouco de folha e raíz… que mal faz? Eu passaria uma semana comendo inhame com javali… de boa. Acho que essas dietas podem ajudar. Quanto mais consciente comermos, melhor comemos. Uma idéia é… se eu fosse correr daqui a uma hoar eu comeria isso? Se a resposta for não, evite.

  6. Acho excelente restringir alimentos industrializados por todas as razõs que bem conhecemos, mas é preciso não esquecer que nossos ancestrais “saudáveis” viviam bem pouco! hahahaha

  7. claro que eles viviam poucos..tinham predadores a solta, nao tinham samu, nem especialistas na area da medicina, ficavam sos sem comunicaçãoes quando saiam pra coletar alimentos, nao tinham armas de hoje e remedios, moravam em cavernas,,bem diferentes como nós vivmeos..se fossemos colocados na situação deles iriamos “embora” ate mais ráido.

  8. Li bastante sobre dietas paleolíticas. Experimentei uma variação low-carb, incluindo laticínios, e gostei. Minhas dores de cabeça praticamente sumiram. Sinto menos fome durante o dia.

    A Andreia parece ter sido muito restritiva ao falar da dieta. Cadê as carnes, gorduras, manteigas, bacon? Tudo isto está liberadíssimo em dietas low-carb/paleo. Alguns trabalhos do passado diziam para restringir gorduras saturadas, mas isto já foi superado. Gordura saturada está liberada.

    Só temos que tomar cuidados com agrotóxicos e hormônios, mas isto vale para qualquer dieta. Prefira carnes orgânicas, laticínios orgânicos, vegetais orgânicos.

    Um bom site em português é este aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/ Recomendo fortemente.

  9. Andreia,
    Leia o livro de Caio Augusto Fleury, A Dieta dos Nossos Ancestrais, recem lançado no Brasil, o que corrobora com o seu texto.
    Abs,
    Flávio

Leave a comment