20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria admin 9 de agosto de 2012 (0) (106)

Motivação extra

Quando lançamos o Desafio CAIXA-CR 2012, o objetivo era motivar os corredores a concentrar-se nas provas de 10 km que, após um tempo no esporte, acabam sendo meio que deixadas de lado. Isso ocorre principalmente com quem se dedica à meia e à maratona. E essa intenção vem dando resultado. Desafiantes de sucesso de todo o país afirmam, ao receber as camisas Sub 40 e Sub 50, que tiveram o "empurrão" que faltava para quebrar recordes pessoais.

"Meta duplamente atingida. Estou muito realizado e agradecido ao incentivo proporcionado pelo Desafio CAIXA-CR Sub 40. Foi fundamental no planejamento dos meus treinos. Me dediquei muito a eles. E o objetivo foi conquistado em dois domingos seguidos. No dia 20 de maio completei em 39:21 os 10 km do Circuito Athenas em Belo Horizonte. Para não deixar dúvidas, no dia 27 de maio, na etapa BH do Circuito Caixa, superei os 10 km em 39:19, melhorando o meu recorde pessoal em dois segundinhos! De quebra, fiquei em terceiro lugar na minha faixa etária, o que me deu direito ao tão desejado medalhão do Circuito Caixa. Que venham novos desafios", afirmou Leonardo Mesquita, de Belo Horizonte. Inclusive, o desafiante correu a Meia-Maratona de Belo Horizonte, em junho, com a camisa azul do Sub 40.

Quem também atingiu a esperada marca pessoal foi Renilson Barboza dos Santos, de Palmas-TO. "Tenho a grata satisfação de informar que no dia 29 de maio, após a prova do Circuito Nacional de Corridas dos Carteiros, ocorrida aqui em minha cidade, ingressei no seleto grupo de corredores de rua com tempos sub 40 nos 10 km", afirmou. "Sou servidor público federal, tenho 38 anos e corro desde 2009. Comecei fazendo 10 km em 55 minutos. Gradualmente, fui melhorando minhas marcas, mas sempre achei inatingível chegar aos 40 minutos. Assim, durante uns dois anos, oscilei entre 41 e 45 min", contou Renilson. "Daí, foquei em provas mais longas, como meias-maratonas, maratonas e até ultramaratonas, como o Desafrio Urubici (52 km). E nada de superar a barreira do sub 40… Até que, um belo dia, a Contra-Relógio resolve me provocar… Seguindo as dicas da própria revista, mudei a estrutura de treinamento, modifiquei a alimentação, perdi mais peso, reduzi os longões, aumentei os treinos intervalados. E o resultado? 38:34, aqui, no calorão do Cerrado tocantinense. Agora vejo que esse desafio era o que faltava para mim. Excelente iniciativa. Valeu, Contra-Relógio!"

 

ENTREGA DAS CAMISETAS. Roberto Rozsa, também de São Paulo, é outro motivado para ser um Sub 50 nos 10 km. "Com o passar dos anos desenvolvi uma osteopenia e minha médica me recomendou trocar meus 15 anos de natação pela corrida para ‘reforçar' meu esqueleto. Tenho então me dedicado a treinar, correndo, desde o final de 2011", afirmou. "Estou com 55 anos e me esforço para melhorar meus tempos. Em minha primeira prova no final de 2011 corri os 10 km em 60 minutos e já progredi para 51:29 na última 10K Brasil Caixa em São Paulo. Agora, com o reforço do Sub 50, vejo mais uma motivação para atingir meus objetivos de saúde e bem-estar."

No mês passado, conforme o previsto, demos início à distribuição das camisas, na sede da Contra-Relógio, também por Sedex e nos três dias da entrega dos kits na Maratona de São Paulo. Quem passou pela redação e inclusive contou sua experiência no Desafio para o podcast Contra-Relógio no Ar foi Théo Tri Huynh Trung, de Guarulhos-SP. "Tenho o orgulho de informar, de boca cheia, que venci o desafio. Sou um Sub 50! Apesar de começar um trabalho de preparação para os 42 km em Bombinhas, no segundo semestre, este desafio mexeu com meu sangue de corredor. Eu já queria correr com mais qualidade, mas no momento em que decidi isto, uma torção no tornozelo me disse não. Hoje, totalmente recuperado, e com as palavras da equipe da Contra-Relógio ‘mantrizadas', comecei uma preparação específica para alcançar este objetivo, conciliando isso a minha disponibilidade de treino", afirmou Théo.

"A primeira tentativa foi na etapa de abertura do Circuito Athenas, aqui de São Paulo. Passei o km 7 com 33:40 e tive a certeza que seria o dia da consagração, mas me enganei, quero dizer, cometi o erro mais crasso de todos os corredores: inovar na alimentação no dia da prova. Mas serviu de lição, principalmente porque foi a primeira prova em que quebrei. Meu pai, com 65 anos, fez um tempo melhor do que eu. Tudo isso ficou impresso na minha mente e sabia que dia 20 de maio, na Track&Field do Shopping Center Norte, em São Paulo, eu alcançaria o Sub 50. Mesmo durante a semana que antecedeu a prova, treinei, mas também tive um momento ‘não faça isso', que deu megacerto."

De acordo com Théo, o clima estava perfeito: frio, pouco sol, sem chuva. "Resolvi correr sem meu GPS, ouvindo o corpo e olhando para o relógio só nas placas dos quilômetros. Larguei lá trás, com a muvuca, pois isso me motiva. Sempre escolhia uma pessoa a ser ultrapassada. Quando percebi, eu já estava nos últimos metros da prova e cruzei a chegada com o tempo bruto de 48:49, sendo o líquido 46:55. Muito obrigado pela iniciativa, pela força e pelo trabalho de vocês."

Marcelo Mansano, de São Paulo, também já está com vestimenta nova. "Recebi a camiseta do desafio Sub 50. Muito bonita. Valeu a pena o esforço. Parabéns a vocês da Contra-Relógio e ano que vem estarei participando de um novo desafio." Os amigos Sandro de Freitas Cabral (foto) e Marcos Albert Barbosa, de Maringá, passaram pelo estande da CR na Maratona de São Paulo e, orgulhosos, fizeram questão de tirar fotos recebendo as camisas Sub 40. "Vou usar com muito carinho e orgulho", disse Marcos, que bateu o recorde pessoal na maratona paulistana, com 3:20:08.

 

INSCRIÇÕES. Ainda dá tempo de participar do Desafio CAIXA-CR nos 10 km. Para se inscrever é extremamente simples: basta enviar um e-mail para desafio@novosite.contrarelogio.com.br com nome completo, cidade onde mora e se quer buscar o Sub 40 ou o Sub 50. Lembrando que o tempo tem de ser obtido em uma prova oficial, com 10 km aferidos.

Quem já bateu os tempos, mas não entrou em contato com a revista, tem duas formas para receber a camisa neste mês de julho.

1) Na sede da Contra-Relógio, em São Paulo (Rua Inácio Pereira da Rocha, 290, Pinheiros. Telefones 11-3031-8664 ou 3814-8157). Informando os dados completos antes pelo e-mail e avisando o dia em que irá passar na redação. Para retirar a camisa, é preciso apresentar um documento com foto.

2) Via Sedex, recebendo em sua casa. Para isso, precisa fazer o depósito do valor do Sedex + R$ 1,50 do custo da embalagem na conta bancária da Contra-Relógio. Depois, deve enviar o recibo de depósito com nome completo, endereço para entrega e o tamanho da camiseta para o e-mail do desafio@novosite.contrarelogio.com.br. Por meio do e-mail, quando da confirmação do resultado, também será informado o valor exato do Sedex.

Futuramente, haverá de novo a possibilidade de retirar em uma entrega de kits com a presença da Contra-Relógio.

Veja também

Leave a comment