Performance e Saúde admin 10 de julho de 2012 (1) (313)

Para quem quer fazer 21 km e 42 km em seguida

Para os corredores que fazem da corrida uma oportunidade para superar seus limites e, ao mesmo tempo, conhecer novos lugares, o desafio das "dobradinhas" é um desses momentos interessantes para viajar, competir e estabelecer novas marcas. As "dobradinhas" de que falamos são as disputas em provas de 21 km e 42 km que ocorrem de uma semana para outra. Corre-se a meia em um domingo e, imediatamente no próximo, corre-se a maratona. Uma loucura? Nem tanto, desde que não se encare as duas provas de forma muito competitiva, ou melhor, apenas uma delas "levada a sério".

Três serão os desafios que teremos pela frente e que atendem a esse propósito:

Em julho, Meia da Asics, no Rio (dia 01) e Maratona do Rio (08).

Em agosto, Meia da Asics, em SP (05)  e Maratona de Blumenau (12).

Em setembro, Meia da Praia Grande (02) e Maratona Pro Adidas no Rio ou Maratona de Punta del Este (09).

E qual seria a melhor estratégia de preparação para enfrentar tais disputas? Depende das condições atléticas do corredor, sua experiência e seus objetivos.

Pensando em recordes pessoais, apresentamos algumas estratégias possíveis para a participação nesses desafios (veja os quadros).

As estratégias apresentadas dependem, portanto, de quanto o corredor está treinado e a sua experiência competitiva em 21 e 42 km, além de fatores como idade, estado geral de saúde, recuperação pós-treino e competições.

A recuperação pós-treinos e competições será o fator de maior relevância a ser considerado, para o sucesso dessa empreitada. Portanto, os treinos devem ser realizados no âmbito do confortável / moderado, privilegiando sessões de qualidade e trotes.

Mas seja qual for a estratégia adotada, o corredor deve se conscientizar de que as coisas podem não acontecer como planejado. Ou podem, até mesmo, ser melhor do que o esperado. Assim, pode acontecer do recorde pessoal ser obtido em uma prova em que a intenção do corredor era fazer o teste de ritmo ou um treino longo apenas. A disposição no dia do evento é um fator fundamental para o alcance das boas marcas.

Considerando as sugestões de estratégias aqui expostas, elaboramos uma preparação para aqueles corredores que se encontram engajados nos treinamentos e já participaram de algumas disputas recentemente em distâncias de 10 km. Lembramos aos corredores que tal preparação é um modelo teórico de treinamento e que cada um deverá fazer os necessários ajustes em relação à sua condição física.

Veja o treinamento

MEIA NO SÁBADO, MARATONA NO DOMINGO

Para quem acha exagero correr uma meia e na semana seguinte uma maratona, vale lembrar o Desafio do Pateta, dentro da Maratona Disney, em que se faz a de 21 km no sábado e a de 42 km no domingo. A participação no Desafio é crescente e as vagas logo acabam. Neste ano, 16.693 fizeram a meia (apenas), 8.032 a maratona e 5.472 completaram o Pateta, entre eles 197 brasileiros.

O curioso é que, ao contrário do que se pode supor em relação aos desafiantes, muita gente faz as duas provas sem ter passado por um treinamento especial. Boa parte corre/anda no sábado e domingo e dessa forma o desafio fica relativamente fácil. São comuns tempos em torno de 3 horas na meia e de 6 horas na maratona…

Mesmo fazer duas maratonas com intervalo de uma semana não é um bicho de sete cabeças, desde que não se encare as duas provas de maneira competitiva. Ou seja, corre-se a primeira forte e a outra apenas para completar, ou vice-versa.

Há alguns anos foi isso que fiz, completando a Maratona de Paris em 3h28, descansando na semana e correndo em Londres numa boa, acima de 4 horas. (Tomaz Lourenço)

 

Veja também

One Comment on “Para quem quer fazer 21 km e 42 km em seguida

  1. GOSTARIA DE SUGERIR QUE ELABORE UMA PLANILHA PARA A MARATONA DE BUENOS AIRES E TAMBEM DIVULGUE COMO ENCONTRAR AS TANTAS FOTOS QUE SÃO TIRADAS NAS CORRIDAS ..EX. MEIA DO RIO EM 19-08-12, VOCES NÃO PODERIA ESTAR FECHANDO UMA PARCERIA … TENHO CERTEZA QUE TIRARÃO VARIAS FOTOS MINHAS E VCS SO APRESENTAM 01 FOTO DESTA CORRIDA..

Leave a comment